Seris irá ofertar 400 vagas em cursos profissionalizantes no presídio
Para potencializar a reinserção social dos custodiados por meio do trabalho, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), disponibilizará 460 vagas em diversos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Este ano serão disponibilizados 15 tipos de cursos, distribuídos em 23 novas turmas. Dentre as oportunidades estão os cursos de padeiro, encanador, pintor de obras, eletricista, depilador, massagista, manicure e pedicura. A previsão é que as turmas tenham início em maio, com término previsto para novembro, podendo, em caso excepcional, estender-se até 2019.
Para a gerente de Educação, Produção e Laborterapia, agente penitenciária Andréa Rodrigues, as oportunidades são fundamentais. “Não existe outro caminho. Para inserir os indivíduos no mercado de trabalho com dignidade precisamos ofertar condições. Os cursos do Pronatec possibilitam um recomeço para quem sonha com uma vida lícita após o cárcere”, explica.
“Os reeducandos anseiam muito por cursos profissionalizantes. Eles sabem que têm benefícios, conhecimento e remição da penas. Além disso, há a autonomia adquirida com a profissão”, finaliza a agente Rodrigues.
Cursos ofertados e respectivas unidades
1 - Núcleo Ressocializador da Capital - padeiro, encanador, revestimento e pintor de obras
2 – Presídio Cyridião Durval e Silva - eletricista e pedreiro
3 – Presídio Feminino Santa Luzia - manicure e pedicura, depilador e massagista
4 - Presídio do Agreste - gesseiro, pintor de obras, revestimento e almoxarife de obras
5 – Reintegração Social (regimes semiaberto e aberto) - assistente administrativo, vigilante, padeiro, eletricista, mecânico de refrigeração, mestre de obras, pedreiro, pintor, encanador e revestimento
Veja também
Últimas notícias
Dois policiais de Alagoas sofrem acidente de trânsito em Abaré-BA
Marina JHC visita gestante e destaca compromisso do HC com o cuidado às mães
Ladrão anuncia assalto e rouba dinheiro de lanchonete no Sertão de AL
Parceria com Daniel Barbosa garante 3 mil novas vagas na educação de Arapiraca
Emenda de Isnaldo Bulhões garante adutora que levará água para o Sertão
Celular ao lado do corpo torna tio-avô principal suspeito da morte
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
