Veículo roubado é recuperado no Jacintinho
A população aprova o patrulhamento realizado em quatro modalidades: a pé, de moto, de bicicleta e de carro
Os agentes de proximidade do Ronda no Bairro são preparados para agir com rapidez em caso de ocorrências e estão prontos para dialogar com a comunidade e entender suas necessidades.
Na manhã deste domingo (15), um veículo roubado foi recuperado no Jacintinho. Guarnições do programa Ronda no Bairro e do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) identificaram o Gol branco, de placa ORM 5508, próximo à Praça do Mirante. Imediatamente, identificaram o proprietário para realizar os procedimentos legais da ocorrência.
O Ronda opera normalmente em seus territórios de atuação, nas áreas comerciais do Jacintinho e da Orla de Maceió. As guarnições realizam o patrulhamento de proximidade e garantem que moradores, comerciantes e turistas realizem suas atividades com tranquilidade.
Desde janeiro, o programa opera no Jacintinho e sua expansão para a Orla de Maceió aconteceu há pouco mais de um mês.
A população aprova o patrulhamento realizado em quatro modalidades: a pé, de moto, de bicicleta e de carro. A eficácia no desempenho do serviço faz com que a população solicite, cada vez mais, sua expansão para áreas comerciais de outros bairros da capital e até mesmo em outros municípios.
“O trabalho realizado por vocês é excelente. Hoje me sinto segura para realizar caminhadas, os policiais são muito solícitos e os eventos nos espaços públicos são muito bem pensados”, comemora Socorro Ayres Oliveira, moradora do Stella Maris, enquanto passeava pelo Corredor Vera Arruda.

Integrar ações de diversos órgãos e secretarias estaduais e municipais é um dos focos do programa, que também tem os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.
“A essência do Ronda no Bairro é servir à sociedade, seja nas ações operacionais ou sociais, de forma a aproximar o cidadão dos órgãos de segurança pública do Estado. Os agentes de proximidade estão preparados para atender ocorrências normais e até as mais complexas, agindo sempre com rapidez e encurtando o caminho para a solução de diversos problemas”, concluiu o coordenador operacional do programa, capitão PM Jasiel Andrade.
O programa
Realizado integralmente com recursos próprios, resultado do planejamento e do esforço do Governo do Estado para honrar com seus compromissos e, ainda assim, conseguir destinar recursos para investir em áreas essenciais da sociedade, o Ronda no Bairro é um programa de governo sob a alçada das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), de Prevenção à Violência (Seprev), da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.
E todas as abordagens devem ser filmadas e armazenadas em um servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).
Veja também
Últimas notícias
Governo publica lei que torna comunicação pública mais clara e simples
Hemoal faz coletas de sangue em Santana do Ipanema e União dos Palmares, nesta terça (18)
Guarda Municipal prende suspeitos de furtar tapumes na Praça Sinimbu
Governo de AL publica lista de documentos para aprovados do concurso da saúde
Corpo de médico assassinado pela ex-esposa é liberado do IML de Arapiraca
Ministério Público exige fim de convênio que expôs alunos a riscos em escolas de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
