Política

Renan diz que proposta de reajuste da PM está no limite das finanças estaduais

Anúncio foi feito durante solenidade de assinatura da ordem de serviço da UPA do Jacintinho

Por 7Segundos 17/04/2018 11h11
Renan diz que proposta de reajuste da PM está no limite das finanças estaduais
Renan Filho - Foto: Val Jonh/ 7Segundos

Policiais e bombeiros militares decidem em assembleia, na tarde desta terça-feira (17), se aceitam ou não a proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo do Estado. Caso a proposta seja recusada, o governador Renan Filho (MDB) informou que não terá como aumentar o percentual.

"O Estado vai fazer o que puder, dentro das possibilidades financeiras. O que não podemos fazer é colocar em risco as finanças estaduais, porque aí sim, seria um dano muito grande. A PM e o Corpo de Bombeiros representam, atualmente, 30% da folha de ativos e inativos", informou o governador.

A nova proposta prevê o reajuste salarial de 10% dividido em quatro anos: 4% em outubro de 2019, 2% em 2020, 2% em 2021 e 2% em 2022 mais IPCA. Além disso, a proposta também aumenta verbas de alimentação e uniformes. A proposta inicial, recusada pelos militares, era de 6%: 3% em 2019; 1,5% em 2020 e 1,5% em 2021.

"Quando assumi o governo do Estado a folha dos militares era da ordem R$ 850 mil e hoje é de R$ 1,3 bilhão. Foi um avanço muito grande. Essa diferença foi proveniente de aumento salarial para os profissionais, em torno de 34%, 11% de aumento viculado a promoção dos militares e o restante proveniente de contratação de novos profissionais", justificou o governador.

"É muito importante que mantenhamos a serenidade da negociação. O Estado apresentou uma proposta muito próxima do nosso limite financeiro. Diversos estados não pagam salários, isso precisa ser dito. Alagoas precisa continuar firme, pagando salários", finalizou.