Assembleia de militares avaliará proposta de reajuste do governo
Nova proposta é de 10% de reajuste salarial parcelada em quatro anos

Centenas de policiais e bombeiros militares lotaram, nesta sexta-feira (13), a rua da Secretaria de Planejamento, Gestão, Patrimônio (Seplag), no Centro de Maceió, durante a reunião entre líderes da associações militares e governo do Estado.
Para demonstrar a luta por melhores condições de trabalho, os militares mencionaram a todo momento palavras de ordem, trouxeram faixas com mensagens contra o atual governo e ressaltaram a todo momento a insatisfação com a desvalorização do governador.
A proposta de reajuste sugerida inicialmente foi de 6% que seria aplicado da seguinte forma: 3% em 2019; 1,5% em 2020 e 1,5% em 2021. O secretário da Seplag informou que qualquer reajuste acima disso colocaria as finanças do Estado em risco e forçaria o descumprimento do acordo firmado com a União para o prolongamento do pagamento do serviço da dívida pública de Alagoas.
Diante de várias propostas apresentadas pelo governo alguns ajustes foram feitos e os líderes militares apresentaram aos PMs e BMs presentes após a reunião o que foi debatido. Dentre eles: Lei de Promoção - ela vai ser encaminhada em até, no máximo, 15 dias para aplicabilidade; Verba de alimentação e uniforme - reajuste pelo IPCA dos últimos quatro anos; Reajuste da verba de especializadas (Bope, Cavalaria e RP) desde quando foi instituída.
Com relação aos processos de promoção de Subtenentes e Sargentos, cerca de 200 promoções que se encontram travadas serão encaminhadas ao Gabinete Civil e, no caso da reposição salarial ficou em 10% de aumento sendo 4% em outubro de 2019, 2% em 2020, 2% em 2021 e 2% em 2022 mais IPCA.
Para o Cabo Wellington, presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS) de Alagoas, as entidades fizeram uma contraproposta de 29% em cima dos 6% iniciais sugeridos pelo Governo. "O Governo sugeriu depois 8% e não aceitamos, daí fizeram a de 10% parcelada. Particularmente não foi uma proposta coerente essa de dividir o percentual em quatro anos. Vamos colocar todas as propostas em votação na Assembleia Geral que realizaremos na próxima semana", explicou.
Estiveram presentes na reunião os comandantes-gerais da PMAL e CBMAL, respectivamente Coronel Marcos Sampaio e o Coronel Adriano Amaral, bem como o secretário de Segurança Pública (SSP), Coronel Lima Júnior e os secretários da Secretaria da Fazenda (Sefaz), George Santoro e da Seplag, Fabrício Marques.
Assembleia Geral
Na próxima terça-feira (17), às 14h, será realizada a Assembleia Geral, no Clube da Associação dos Militares de Alagoas (Assomal), no Trapiche da Barra, onde vai ser deliberado na presença dos policiais e bombeiros militares os pontos da reunião desta sexta-feira.
Veja também
Últimas notícias

Veja como foi a simulação de sequestro de gerente bancário na Ponta Verde

SSP apresenta detalhes de operação que recuperou relógios Rolex roubados na capital

Acidente fatal reacende debate sobre segurança de ciclistas em Maceió

Porto de Pedras: Casal faz limpeza na captação de Tatuamunha na terça-feira (14)

Luciano Barbosa entrega reforma e ampliação do Ginásio João Paulo II com presença de Falcão

Artesanato alagoano ganha mais uma vitrine nacional
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
