Assembleia de militares avaliará proposta de reajuste do governo
Nova proposta é de 10% de reajuste salarial parcelada em quatro anos
Centenas de policiais e bombeiros militares lotaram, nesta sexta-feira (13), a rua da Secretaria de Planejamento, Gestão, Patrimônio (Seplag), no Centro de Maceió, durante a reunião entre líderes da associações militares e governo do Estado.
Para demonstrar a luta por melhores condições de trabalho, os militares mencionaram a todo momento palavras de ordem, trouxeram faixas com mensagens contra o atual governo e ressaltaram a todo momento a insatisfação com a desvalorização do governador.
A proposta de reajuste sugerida inicialmente foi de 6% que seria aplicado da seguinte forma: 3% em 2019; 1,5% em 2020 e 1,5% em 2021. O secretário da Seplag informou que qualquer reajuste acima disso colocaria as finanças do Estado em risco e forçaria o descumprimento do acordo firmado com a União para o prolongamento do pagamento do serviço da dívida pública de Alagoas.
Diante de várias propostas apresentadas pelo governo alguns ajustes foram feitos e os líderes militares apresentaram aos PMs e BMs presentes após a reunião o que foi debatido. Dentre eles: Lei de Promoção - ela vai ser encaminhada em até, no máximo, 15 dias para aplicabilidade; Verba de alimentação e uniforme - reajuste pelo IPCA dos últimos quatro anos; Reajuste da verba de especializadas (Bope, Cavalaria e RP) desde quando foi instituída.
Com relação aos processos de promoção de Subtenentes e Sargentos, cerca de 200 promoções que se encontram travadas serão encaminhadas ao Gabinete Civil e, no caso da reposição salarial ficou em 10% de aumento sendo 4% em outubro de 2019, 2% em 2020, 2% em 2021 e 2% em 2022 mais IPCA.
Para o Cabo Wellington, presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS) de Alagoas, as entidades fizeram uma contraproposta de 29% em cima dos 6% iniciais sugeridos pelo Governo. "O Governo sugeriu depois 8% e não aceitamos, daí fizeram a de 10% parcelada. Particularmente não foi uma proposta coerente essa de dividir o percentual em quatro anos. Vamos colocar todas as propostas em votação na Assembleia Geral que realizaremos na próxima semana", explicou.
Estiveram presentes na reunião os comandantes-gerais da PMAL e CBMAL, respectivamente Coronel Marcos Sampaio e o Coronel Adriano Amaral, bem como o secretário de Segurança Pública (SSP), Coronel Lima Júnior e os secretários da Secretaria da Fazenda (Sefaz), George Santoro e da Seplag, Fabrício Marques.
Assembleia Geral
Na próxima terça-feira (17), às 14h, será realizada a Assembleia Geral, no Clube da Associação dos Militares de Alagoas (Assomal), no Trapiche da Barra, onde vai ser deliberado na presença dos policiais e bombeiros militares os pontos da reunião desta sexta-feira.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
