Sinteal denuncia cobrança de fardas de alunos em escolas públicas de Maceió
Mãe de aluno denunciou que escola estaria cobrando o valor de R$ 45 pelo uniforme
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) denunciou, nessa quinta-feira (19), que algumas escolas públicas da rede municipal da capital alagoana estariam cobrando R$ 45 pelo fardamento escolar. Em nota, o Sinteal informou que recebeu áudios com as denúncias e, em um deles, uma mãe confirmou o fato.
De acordo com as denúncias, diversas escolas estariam exigindo a compra da farda para os alunos poderem assistir as aulas. "O Sinteal repudia a atitude intransigente dos/as diretores/as das escolas incluídas na denúncia e informa a todas as famílias de alunos/as da rede pública municipal de Maceió que a 'exigência' da compra de fardamento escolar para ter acesso à educação é ilegal e inconstitucional", diz um trecho da nota.
“O Sinteal entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) para denunciar o fato, recebendo da secretaria a informação de que nenhum diretor de escola pode impedir o acesso do aluno à escola, nem condicionar o direito de assistir às aulas ao uso do fardamento, que é obrigação da Prefeitura de Maceió, através da Semed, fornecer”, complementou o sindicato.
Em nota, o Sinteal informou que o processo de licitação aberto pela prefeitura não foi concluído, com isso, não a distribuição dos uniformes não foi iniciada. E reforçou que está atento aos desdobramentos do caso, para intervir junto ao Ministério Público Estadual (MPE/AL), e outras instituições da Justiça.
Outro lado
A Semed encaminhou comunicado às escolas públicas reforçando que a distribuição de fardamento é gratuita, e que nenhum diretor está autorizado a vendê-la ou impedir o acesso de alunos pela falta de fardamento.
"A Semed ressalta que a distribuição de fardamento é gratuita nas escolas municipais de Maceió e que nenhum diretor está autorizado a comercializá-lo ou a impedir o acesso dos estudantes à escola por falta de fardamento. O processo de licitação para aquisição de fardamento e material escolar está em sua etapa final e tão logo seja concluído, os uniformes serão distribuídos em todas as escolas da rede", informou.
Veja também
Últimas notícias
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
