Sinteal denuncia cobrança de fardas de alunos em escolas públicas de Maceió
Mãe de aluno denunciou que escola estaria cobrando o valor de R$ 45 pelo uniforme
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) denunciou, nessa quinta-feira (19), que algumas escolas públicas da rede municipal da capital alagoana estariam cobrando R$ 45 pelo fardamento escolar. Em nota, o Sinteal informou que recebeu áudios com as denúncias e, em um deles, uma mãe confirmou o fato.
De acordo com as denúncias, diversas escolas estariam exigindo a compra da farda para os alunos poderem assistir as aulas. "O Sinteal repudia a atitude intransigente dos/as diretores/as das escolas incluídas na denúncia e informa a todas as famílias de alunos/as da rede pública municipal de Maceió que a 'exigência' da compra de fardamento escolar para ter acesso à educação é ilegal e inconstitucional", diz um trecho da nota.
“O Sinteal entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) para denunciar o fato, recebendo da secretaria a informação de que nenhum diretor de escola pode impedir o acesso do aluno à escola, nem condicionar o direito de assistir às aulas ao uso do fardamento, que é obrigação da Prefeitura de Maceió, através da Semed, fornecer”, complementou o sindicato.
Em nota, o Sinteal informou que o processo de licitação aberto pela prefeitura não foi concluído, com isso, não a distribuição dos uniformes não foi iniciada. E reforçou que está atento aos desdobramentos do caso, para intervir junto ao Ministério Público Estadual (MPE/AL), e outras instituições da Justiça.
Outro lado
A Semed encaminhou comunicado às escolas públicas reforçando que a distribuição de fardamento é gratuita, e que nenhum diretor está autorizado a vendê-la ou impedir o acesso de alunos pela falta de fardamento.
"A Semed ressalta que a distribuição de fardamento é gratuita nas escolas municipais de Maceió e que nenhum diretor está autorizado a comercializá-lo ou a impedir o acesso dos estudantes à escola por falta de fardamento. O processo de licitação para aquisição de fardamento e material escolar está em sua etapa final e tão logo seja concluído, os uniformes serão distribuídos em todas as escolas da rede", informou.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
