PSDB tenta emplacar presidente da Câmara como pré-candidato ao governo
O PSDB espera confirmar, na manhã desta segunda-feira (14), o nome do presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Kelmann Vieira, como pré-candidato ao governo de Alagoas.
Esta será a primeira tentativa da legenda tucana em ocupar o vácuo deixado por nomes como Teotônio Vilela (ex-governador), Rui Palmeira (prefeito de Maceió) e Rodrigo Cunha (deputado estadual) que disseram ‘não’ à candidatura ao governo.
Inicialmente o ex-governador Téo Vilela anunciou que não iria participar do pleito deste ano e em seguida entregou a presidência estadual do PSDB. Depois foi a vez de Rui Palmeira (atual presidente da legenda) de optar em permanecer como prefeito da capital até 2020. Já na última semana, foi a vez do deputado Rodrigo Cunha em lançar sua pré-candidatura ao Senado, deixando o partido ainda sem um nome para concorrer com o governador Renan Filho (MDB).
A ideia de indicar o nome do vereador Kelmann Vieira, para concorrer ao governo, parte do grupo de partidos de oposição com apoio da maioria dos vereadores maceioenses. Tal sugestão já vinha sendo ventilada desde a desistência do prefeito Rui Palmeira (em Março) e agora volta a ganhar força no ambiente dos tucanos.
O curioso é que o próprio Kelmann declarou voto para a reeleição do senador Renan Calheiros (MDB), em Janeiro deste ano, quando chegou a articular uma reunião de apoio ao ex-presidente do Senado. Se ganhar o aval da cúpula do PSDB, o vereador terá que abrir mão de votar em Calheiros. Seus votos seriam para Rodrigo Cunha e muito provavelmente para o senador Benedito de Lira (Progressistas) que vai tentar a reeleição.
Outro fato que merece destaque é que sua esposa, Flavia Cavalcante (MDB), é pré-candidata a deputada estadual. Já o sogro de Flavia, Cícero Cavalcante (MDB), é um dos conhecidos aliados históricos do senador Renan. Kelmann é delegado de carreira da Polícia Civil de Alagoas e preside o Poder Legislativo de Maceió pela terceira vez consecutiva e pode virar Plano “D” dos tucanos.