MP participa do dia Mobilização no Combate à Violência Sexual Contra Crianças

O Ministério Público de Alagoas (MPE/AL), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Rio Largo, participa, nesta sexta-feira (18), às 9h, do ato que marca o dia de Mobilização no Combate à Violência Sexual Contra Crianças. A atividade acontecerá no Fórum da cidade e faz parte de um plano estratégico montado pelo Comitê Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças a Adolescentes que prevê ações para todo ano de 2018.
O ato tem o objetivo de mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento no combate à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.
“O Ministério Público mobilizou vários atores estratégicos, como secretarias de governo, conselhos tutelares e organizações não-governamentais, para participarem da formação do Comitê Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças a Adolescentes. Uma vez formatado, esse colegiado deliberou que cada um desse membros realizassem um plano de ações que devem ser desenvolvidas para prevenir o acontecimento de situações onde crianças sejam as vítimas”, declarou o promotor de justiça Cláudio Malta, 1ª Promotoria de Justiça de Rio Largo.
“A iniciativa partiu da constatação do elevado números de casos envolvendo abuso sexual de crianças e adolescentes. Em média atendo de 2 a três casos, por semana, de casos envolvendo algum tipo de abuso sexual contra crianças. É preciso estancar essa situação, não podemos assistir pequenos cidadãos terem suas vidas transformadas negativamente e terem seus direitos arrancados ainda no começo de suas trajetórias”, declarou.
Cláudio Malta salientou que o dia da mobilização faz parte de uma grande agenda montada pelo Comitê Municipal. No plano que será posto em prática, existem ações envolvendo as promotorias criminais, delegacias de polícia e Instituto Médico Legal (IML), com o objetivo de evitar exposição das crianças e dar celeridade aos procedimentos que objetivem concluir os processos que investiguem as situações de violência.
“Existirão ainda ações envolvendo o Hospital Ib Gatto, Secretarias Municipal e Estadual de Saúde para que seja garantido o atendimento de urgência a crianças vítimas de violência. E ainda a criação de protocolos para regular o atendimento e reduzir os casos de subnotificação de violência”, ressaltou Cláudio Malta.
“Ainda serão realizadas várias atividades formativas envolvendo-a todos profissionais de saúde e educação para dar cumprimento ao artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente que prevê a obrigatoriedade de comunicação de qualquer suspeita ou confirmação de violência a autoridade competente e a criança de um instrumento de notificação que facilite a comunicação entre os profissionais de educação e de saúde e o Ministério Público”, destacou.
Dia Nacional
O dia 18 de maio foi escolhido para os atos de mobilização, por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, em 1973, Araceli Cabrera Sánchez Cresp de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
