Hospital Universitário suspende agendamentos de consultas e exames
A Unidade Hospitalar informou que quem já agendou procedimentos será atendido normalmente.
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), em Maceió, suspendeu as marcações de consultas e exames, nesta segunda-feira (21), por conta de instabilidade no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), que agenda os serviços e outros procedimentos médicos. Segundo a unidade hospitalar, não há previsão para o fim da suspensão.
De acordo com a assessoria do HUPAA, a suspensão do Sisreg fez com que o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) também parasse, que é responsável pela marcação de consultas, retornos e autoriza a realização de outros procedimentos médicos realizados pelo hospital. O problema teve início na última segunda (14).
Na semana passada, em resposta ao hospital, o Ministério da Saúde informou que o sistema poderia operar normalmente a partir da sexta (18), mas o problema ainda continua, invibializando o atendimento dos usuários dos serviços de saúde do HUPAA.
Além do HUPAA, outras unidades de saúde, como o PAM Salgadinho, os Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs) e os centros de saúde estão operando com dificuldade também por conta do sistema.
Para discutir uma solução para o transtorno, uma reunião deve acontecer nesta quarta-feira (23) com as referidas pastas de outros municípios, de acordo com o informado pela assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS).
Entretanto, a unidade hospitalar esclareceu que quem já está com as consultas ou procedimentos marcados será atendido normalmente.
As demais unidades de saúde estatais, como o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital de Emergência do Agreste e os ambulatórios 24 horas têm um sistema próprio de funcionamento e não foram afetadas pelo problema.
Diariamente, o Same do HU atende cerca de 500 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado, que buscam o atendimento nas diversas especialidades médicas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
