Prefeitura de Maceió disponibiliza portal para recadastramento de imóveis
A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Economia (Semec), disponibilizou um portal que já está disponível para os maceioenses, e tem o objetivo de atualizar os dados cadastrais dos contribuintes, no que se refere à titularidade de bem e imóveis na capital. Nele, o proprietário de imóveis pode atualizar suas informações na Prefeitura e ter direito a mais 10% de desconto na cota única para o IPTU 2019, se recadastrando até 31 de julho.
De acordo com Gilberto Meister, coordenador de Atendimento da Semec, este trabalho oferece mais segurança para os contribuintes e para a gestão municipal.
“Nosso foco principal é ter os dados atualizados para evitar que pessoas que já não estejam com imóveis, por terem vendido ou qualquer outro motivo, mas que não repassaram a informação para a Prefeitura, recebam cobranças indevidas. As pessoas com direito à isenção de ITBI e IPTU, aqueles que têm parentes falecidos e precisam mudar a titularidade de bens imóveis, ou que compraram e venderam, mesmo por instrumento particular, uma casa, terreno ou apartamento, também podem participar desse recadastramento. Muitas pessoas se desfazem de um bem e não informam à Prefeitura sobre a mudança da titularidade e qualquer débito do imóvel será cobrado de quem está como o responsável cadastrado nos sistemas do Município. Por isso, a importância desta atualização. Aqueles que são isentos precisam, todos os anos, solicitar a isenção e com cadastro atualizado, facilita o processo”, explicou Gilberto.
Qualquer débito tributário referente ao imóvel pode acarretar em cobranças administrativas, inscrição na Dívida Ativa, protesto do débito, bloqueio de contas e penhora do bem.
Documentos
O recadastro só pode ser feito pelo titular do imóvel. Acessando a plataforma, se faz o cadastro para ter acesso ao sistema e começar a atualizar os dados. Para isso, é preciso ter em mãos documentos como CPF, RG ou carteira de habilitação, comprovante de residência, e-mail, além de dados do imóvel como documento de posse ou titularidade e dados tanto de quem está vendendo, como de quem adquiriu o bem imóvel. No portal, há espaço para anexar as cópias e enviar os arquivos diretamente ao sistema.
O recadastramento, que pode ser feito de qualquer computador ou smartphone, será exclusivamente on line, o que permite otimização de tempo e economia aos contribuintes, que não precisam se deslocar à sede da Semec ou às centrais Já.
O processamento da atualização destes dados de imóveis será feito após o encerramento da fase de recebimento de declarações.
Veja também
Últimas notícias
Cícero Cavalcante comanda multidão e faz história no maior bloco da Região Norte de AL
Fim de semana de Carnaval em Alagoas terá chuvas passageiras e tempo instável
Arthur Lira articula investimentos que estruturam Belém e fortalecem a cidade e sua zona rural
Nova atração: Igor Santana de Los Borrachos abre o Carnaval no Clube do Servidor de Arapiraca
Prefeitura de Penedo promove Bloquinho Folia Social para beneficiárias de serviços da SEMASDH
Carnaval do Povo de Palmeira dos Índios começa neste sábado de Zé Pereira; confira a programação
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
