Defensoria Pública entra com ação civil pública contra Real Alagoas
Empresa estaria infringido lei que garante assento para deficientes e idosos
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas ingressou com ação civil pública contra a empresa de transporte Real Alagoas. A instituição solicita que a justiça determine de forma liminar, que a empresa passe a reservar, em até dez dias, no mínimo duas poltronas gratuitas para pessoas com deficiência e duas para idosos, por veículo de qualquer modalidade.
Nos últimos meses, o Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública recebeu múltiplas reclamações apontando irregularidades na oferta da gratuidade nas passagens para pessoas idosas ou com deficiência, benefícios previstos na legislação brasileira.
Em contato com a Real Alagoas e com o órgão de fiscalização local vinculado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a instituição constatou uma significativa redução no número de linhas de ônibus que permitiam a utilização do passe livre.
A empresa informou que cumpre a regulamentação sobre tema, que a obrigaria a concessão da gratuidade limitada a duas poltronas por veículo da categoria convencional, de acordo com a resolução. Explicou ainda que opera nas linhas Maceió/Recife e Recife/Maceió, na modalidade convencional, em apenas um horário do dia, às 6h, em ambos os trechos.
Na ação, o defensor público Daniel Alcoforado chama atenção para o fato de a empresa ofertar sete viagens diárias no trecho Maceió-Recife e apenas uma com veículo de classe convencional. “As outras viagens são realizadas em veículo classificado como “executivo”, que em praticamente nada se diferencia do convencional, exceto a não oferta de gratuidade nas passagens para os grupos socialmente vulneráveis”, explica.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
