Defensoria no Cárcere promove a dignidade no cumprimento das penas
Através de parceiras, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem fomentado o acesso aos direitos dos reeducandos. Nesta quarta-feira (23), acontece o segundo e último dia de atendimento do Programa Defensoria no Cárcere. Este ano, a primeira unidade a receber a ação foi o Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano.
Durante o atendimento, os defensores públicos apresentam a situação processual de cada apenado de forma individualizada. Assessores e estagiários auxiliam nos procedimentos jurídicos. Todo o trabalho é feito com o apoio da equipe do prontuário da Seris, bem como a segurança dos agentes penitenciários.
Apenas no primeiro dia 385 reeducandos foram atendidos. O chefe do Presídio do Agreste, agente penitenciário Alexsandro Luz, destaca a importância da Defensoria no Cárcere para manutenção da ordem e disciplina da unidade. “O projeto é muito importante para a gestão prisional. Pois apresenta um panorama da atual situação do sistema penitenciário. Além disso, impacta diretamente na unidade, já que os internos ficam mais tranquilos analisando o andamento do seu processo”, disse o gestor.
“O trabalho de outros setores da Seris, como a saúde e psicossocial, por exemplo, também são intensificados durante os mutirões. Os servidores penitenciários auxiliam no trabalho de ressocialização, já que garantem os direitos previstos na Lei de Execução Penal, com dignidade e lealdade", completa. A Defensoria no Cárcere é realizada pela Defensoria Pública, em parceria com a Seris, desde 2015.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
