Defensoria no Cárcere promove a dignidade no cumprimento das penas
Através de parceiras, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem fomentado o acesso aos direitos dos reeducandos. Nesta quarta-feira (23), acontece o segundo e último dia de atendimento do Programa Defensoria no Cárcere. Este ano, a primeira unidade a receber a ação foi o Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano.
Durante o atendimento, os defensores públicos apresentam a situação processual de cada apenado de forma individualizada. Assessores e estagiários auxiliam nos procedimentos jurídicos. Todo o trabalho é feito com o apoio da equipe do prontuário da Seris, bem como a segurança dos agentes penitenciários.
Apenas no primeiro dia 385 reeducandos foram atendidos. O chefe do Presídio do Agreste, agente penitenciário Alexsandro Luz, destaca a importância da Defensoria no Cárcere para manutenção da ordem e disciplina da unidade. “O projeto é muito importante para a gestão prisional. Pois apresenta um panorama da atual situação do sistema penitenciário. Além disso, impacta diretamente na unidade, já que os internos ficam mais tranquilos analisando o andamento do seu processo”, disse o gestor.
“O trabalho de outros setores da Seris, como a saúde e psicossocial, por exemplo, também são intensificados durante os mutirões. Os servidores penitenciários auxiliam no trabalho de ressocialização, já que garantem os direitos previstos na Lei de Execução Penal, com dignidade e lealdade", completa. A Defensoria no Cárcere é realizada pela Defensoria Pública, em parceria com a Seris, desde 2015.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
