Hemoal e Hemoar promovem Campanha de Doação de Sangue para a Páscoa

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) promovem a partir desta segunda (19) uma campanha de doação de sangue para a Páscoa. Com o slogan “Doar Faz Bem para o Coração”, a ação tem como propósito formar um estoque estratégico de plasma, hemácias e plaquetas, uma vez que as transfusões triplicam neste período.
Isso porque, até esta sexta-feira (16), o estoque de sangue da Hemorrede Pública de Alagoas estava crítico, dispondo de apenas 113 bolsas, quando deveria contar com no mínimo 300. Esse número representa 37,6% do percentual necessário para suprir a demanda diária de sangue.
“Caso 3% da população alagoana, com idade entre 16 a 69 anos de idade, doasse sangue regularmente, não haveria a necessidade de realizarmos campanhas em datas que antecedem os feriados. O sangue, apesar de ser um remédio, não se fabrica artificialmente. Por isso, temos que contar com a consciência e solidariedade da população”, ressalta a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
Onde doar
Para se candidatar à doação de sangue, basta se dirigir até o Hemoal Trapiche, localizado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h. As doações também podem ser realizadas no Hemoar, situado na Rua Geraldo Barboza Lima, no Centro de Arapiraca. O órgão atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Critérios da Doação
Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais.
Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação de sangue compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
