Desmatamento ilegal aumenta durante período de festejos juninos
Árvores protegidas por lei são cortas para a confecção de fogueiras
As tradicionais fogueiras juninas podem trazer consequências sérias para a natureza. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o número de denúncias de desmatamento ilegal aumenta durante este período.
A engenheira ambiental, Louise Andrade, explicou que certos tipos de árvores são protegidas por lei. “São as nativas do país, como aroeira e craibeira. Estas não podem em nenhuma hipótese serem derrubadas”.
As espécies que podem ser utilizadas são as classificadas como “exóticas”, que não são típicas da flora nacional. “Neste caso temos a mangueira ou a jaqueira”. A engenheira ainda explicou que independente da origem, a população não pode desmatar em regiões próximas a rios.
Louise informou que fogueiras próximas à fiação elétrica e mata, também são proibidas. “Faíscas podem destruir a rede de energia, e em vegetação podem se espalhar e causar um incêndio maior”.
A população pode denunciar desmatamento ilegal através do aplicativo do IMA para smartphone ou através do número 9 8833-9412.