“Fazer fogueiras da forma correta pode amenizar danos ambientais”, alerta bióloga

Uma das maiores tradições nordestinas durante os festejos juninos são as fogueiras que, na maioria das vezes, proporcionam a confraternização entre as famílias, sejam elas da zona urbana ou rural. No entanto, a bióloga Edione Araújo, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca, alerta para alguns cuidados essenciais para amenizar os danos ambientais.
Um dos pontos citados pela especialista é a extração ilegal da madeira. Segundo Edione, cortar árvores, principalmente as nativas, objetivando apenas construir fogueiras, representa um crime ambiental de graves proporções. Segundo ela, o corte ou poda de árvores de qualquer espécie requer a autorização prévia da secretaria.
Ao ser questionada sobre a utilização de outros tipos de madeira, a exemplo de móveis velhos e chapas portas, a bióloga faz um alerta importante. “Há pessoas que constroem fogueiras utilizando pedaços de guarda-roupas, camas e outros tipos de mobílias. Vale ressaltar que essas madeiras, por serem envernizadas ou pintadas, acabam liberando substâncias tóxicas que, além de prejudicar o meio ambiente, podem provocar danos à saúde das pessoas”, afirmou.
A bióloga sugere ainda a redução no número de fogueiras, evitando assim o excesso de fumaça e a poluição ambiental. “As pessoas poderiam reunir os vizinhos e construírem uma fogueira coletiva. Além de diminuir a fumaça esse tipo de fogueira proporciona maior interação entre as pessoas”, frisou.
Edione Araújo, orienta que a construção de fogueiras em vias asfaltadas ainda requer a colocação de uma camada com, pelo menos, 20 centímetros de areia por baixo da madeira. Outra recomendação é não construir fogueiras em locais de grande circulação de veículos ou aglomerações de pessoas.
“Ainda há cuidados básicos que devem ser tomados por quem faz fogueira. Um deles é nunca acendê-las próximas de árvores, pois isso pode provocar a morte da planta. Elas também não devem estar debaixo da fiação elétrica ou próximas de veículos estacionados, o que pode provocar desde um incêndio até uma explosão”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Lagoa da Canoa entrega mais de 20 toneladas de pescado na Semana Santa

Colisão entre carro e moto deixa duas mulheres feridas na AL-115, em Igaci

Homem é assassinado a tiros nas imediações da Ladeira da Moenda, em Maceió

Polícia Civil apura homicídio nas proximidades do CT do CRB; vítima não foi identificada

Na contramão do país, Alagoas reduz número de pessoas em situação de rua no 1⁰ trimestre de 2025

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
