Comportamento

Casais precisam enfrentar novos desafios para manter o relacionamento

Namorados explicam como lidar com diferenças e o cotidiano

Por Marcos Filipe Sousa 12/06/2018 11h11
Casais precisam enfrentar novos desafios para manter o relacionamento
Larissa e Antônio Neto são colegas de classe em um curso - Foto: Arquivo Pessoal

“Os apostos se atraem”, “As redes sociais estão destruindo os relacionamentos”, “Política, religião e amor são coisas que não se misturam”. Essas frases estão cada vez mais presentes no cotidiano dos casais que precisam se adaptar aos desafios da modernidade. Conversamos com alguns namorados e uma psicóloga para entender esses fenômenos atuais.

Larissa Wilson é jornalista e está casada há um ano com o dentista, Antônio Neto. E sua vida tomou um novo rumo quando decidiu ajudar o esposo profissionalmente. Os dois são companheiros de classe em um curso de prótese.

“De um tempo para cá ele sugeriu que eu fizesse um curso de técnico em prótese dentária para auxiliá-lo na administração de um laboratório de prótese. Resolvi acatar a ideia e já faz quatro meses que fazemos o curso juntos. Ele faz apenas para me acompanhar e incentivar já que é especialista em prótese”, colocou Larissa.

Perguntamos a Antônio Neto como é a experiência de estudar junto com a esposa, e se isso atrapalha a relação do casal: “A experiência está sendo ótima porque estou descobrindo que ela também possui aptidão técnica e é capaz de agregar uma nova área de atuação”.

Lutas Iguais

Renato e Edlley ainda tem que lhe dar com a distância (Foto: Arquivo Pessoal)A situação política do país está atrapalhando e até desfazendo amizades e relacionamentos. Mas isso não parece ocorrer entre Renato Medeiros e Edlley Pessoa.

“De uma forma geral eu e Renato temos posicionamentos semelhantes. Ambos temos inclinação para ideias altruístas em relação à sociedade e política, sendo isso mais relacionado com o que chamamos de "esquerda". Acho que conflitos nesse nível dentro de um casal pode ser um problema grave, especialmente em discussões em grupo, ou de família, no qual o casal fica de lados opostos. Isso não acontece no nosso caso” colocou o pesquisador em Botânica.

O jornalista Renato complementou que não há muita diferença entre eles. “Nós apoiamos um ao outro”, completou.

Os dois ainda enfrentam outra dificuldade, a distância. Enquanto um realiza as suas pesquisas em Recife, Renato está em Brasília em um doutorado. “Existem vantagens e desvantagens, mas o que importa é o que você quer pra sua vida com aquela pessoa. De ambos querer algo sério e se amar, se transforma em algo relativamente fácil de lidar. No nosso caso funciona bem, temos nosso tempo particular pra resolver coisas separadas e nosso tempo junto, nos vemos praticamente todo mês. Nos falamos diariamente por redes sociais”, colocou  Edlley.

O desafio das redes sociais

Já Pedro Calheiros e Victor Hugo é um casal mais jovem e enfrentam um desafio dos tempos atuais, as redes sociais.Casal mais jovem precisa enfrentar os problemas das redes sociais

“Apesar de mostrarem um leque de possíveis novas opções o tempo inteiro, não atrapalham. O que pode atrapalhar é o caráter de cada um. Como está numa relação monogâmica e acabar não cumprindo o combinado dos dois que é não ficar com outras pessoas”, falou o jovem Pedro.

A linha de opinião de Victor é a mesma. “Podem atrapalhar por conta da possibilidade de poder conhecer várias pessoas, mas também podem ajudar porque quando não estamos por perto, nos mantemos em contato através delas”.

Como lhe dar com as diferenças e a busca pela perfeição

Tais situações de diferenças deixam uma incógnita. É o que explica a psicóloga, Cássia Raqueline. “Quando estamos procurando um parceiro, esperamos encontrar as mesmas características que as suas, mesmo assim, as pessoas dizem estar procurando alguém diferente. Quando questionamos alguém se elas querem alguém parecido ou diferente de personalidade, a maioria das respostas é querer alguém que a complete”.

Ela explicou que a maioria procura alguém com preferências amorosas, românticas, opiniões, pensamentos políticos, gostos musicais, conscientes, simpáticos e estáveis emocionalmente, e às vezes a personalidade de busca é oposta.

Raqueline deu um pequeno conselho: “Relacionamento requer boas doses de respeito e confiança e talvez abrir mão de alguns hábitos, além de paixão, amor e de aceitação do fato que ninguém é perfeito e que existem outros pilares importantes, que juntos sustentam o relacionamento e o espaço de cada um”.