Maceió

Servidores tentarão mobilizar vereadores durante sessão na Câmara

Objetivo é conseguir apoio dos membros da Casa de Mário Guimarães

Por Marcos Filipe Sousa 21/06/2018 11h11
Servidores tentarão mobilizar vereadores durante sessão na Câmara
Sidney Lopes confirma dois atos públicos nesta quarta e quinta - Foto: Assessoria

Um encontro decisivo ocorrerá na tarde desta quinta-feira (21) entre servidores do município de Maceió e a Câmara. Desde o início da semana, representantes dos trabalhadores pediram espaço na tribuna do Legislativo municipal para se pronunciar sobre a negociação salarial.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Munícipio de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref), Sidney Lopes, esta é a oportunidade da classe expor a real situação.

“Um projeto está para ser votado na Câmara que visa criar cargos comissionados para o Iprev. Como a Prefeitura quer novos servidores, se não tem dinheiro para pagar os que já têm?”, questionou.

Os trabalhadores também irão pedir que os vereadores coloquem uma emenda no projeto do reajuste, parecida com a que o deputado Bruno Toledo fez na Assembleia Legislativa (ALE) essa semana, onde os servidores receberão o retroativo a partir da data-base, em 1° maio. Já dos funcionários municipais é em 1° de janeiro, somando seis meses de atraso.

Números do sindicato apontam que atualmente a Prefeitura gasta R$ 45 milhões com cargos comissionados e R$ 23 milhões com terceirizados.

A categoria recusou o percentual de 3% proposto pela prefeitura na última negociação. O reajuste salarial que eles cobram é de acordo com a perda da inflação, de 2015 a 2018, que para os servidores chega em torno de 15%.