Miss desenvolve câncer de pele após usar unhas de gel em excesso
Ir à manicure parece um ato inocente e inofensivo, mas pode ser prejudicial. Karolina Jasko, uma miss de concursos de beleza nos Estados Unidos, desenvolveu câncer de pele de tanto usar unhas de gel e acabou tendo que remover uma de suas unhas para se livrar do tumor.
O diagnóstico veio quando Karolina reparou que logo abaixo de sua unha do dedão na mão direita havia uma linha preta, que ia da ponta à cutícula. Ela foi a um dermatologista ver o que era e foi informada de que era um câncer de pele desenvolvido de tanto ela usar unhas de gel .
O motivo? Essa técnica específica de manicure exige que as unhas sejam expostas a luz ultravioleta, cuja radiação é extremamente prejudicial à saúde - até por isso é essencial usar protetor solar ao tomar sol, por exemplo. Normalmente, esse tipo de reação não acontece só por fazer as unhas vez ou outra, mas como Karolina, devido a sua rotina de concursos, precisava sempre estar com as mãos feitas, ela acabava ficando muito mais em contato com a luz e a radiação.
"E o pior foi que eu demorei para perceber que havia algo errado, porque sempre estava com as minhas mãos feitas. Foi só quando se formou nitidamente uma linha preta sob a minha unha que estranhei e fui ao médico", disse a miss ao "The Sun".
Fazendo as unhas com frequência ou não, diferentes associações de combate ao câncer estão recomendado às mulheres que usem protetor solar nas mãos e luvas “sem dedos” durante o tratamento de beleza com gel para minimizar os efeitos dos raios.
Karolina precisou remover sua unha do dedão devido ao melanoma que se formou e gerou o câncer de pele
Conscientização
Como sobrevivente de melanoma nas unhas, agora Karolina, além de continuar sua carreira como miss, contribui como embaixadora da Melanoma Research Foundation para conscientizar outras pessoas sobre câncer de pele e os perigos de algo aparentemente tão corriqueiro e simples quanto unhas de gel.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
