Prefeitura lança Guia de Serviços para população de rua
A Prefeitura de Maceió lança nesta quarta-feira (25), às 9h30, no auditório do Gabinete do Prefeitura de Maceió, o Guia de Serviços para a Cidadania da População em Situação de Rua. A edição contém informações sobre todos os serviços disponíveis e os direitos das pessoas que estão fazendo das ruas da capital local de moradia. O Guia é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e foi construído em parceria com o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua em Maceió.
O trabalho de construção do Guia de Serviços teve início na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) – responsável pelos serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para a população de rua – quando conheceu a iniciativa do Ministério de Direitos Humanos e recebeu consultoria para levantamento das informações referente aos serviços desenvolvidos pelo poder público municipal e estadual, além dos ofertados por organizações não governamentais.
“Recebemos consultoria do Ministério e recentemente o Guia foi discutido no Comitê Intersetorial, onde foi realizada a atualização de toda a rede em Maceió, que vai desde Assistência Social e Saúde ao atendimento jurídico. Ele servirá não apenas para a população de rua, mas também para a população em geral, que saberá como funciona o atendimento e poderá contribuir no resgate do projeto de vida desta pessoa que está na rua, acionando os órgãos responsáveis”, destacou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.
De acordo com o prefeito Rui Palmeira, o Guia é uma importante ferramenta onde está disponível a dos que atuam diretamente com a população de rua. “Além da versão impressa, estaremos disponibilizando o Guia de Serviços no site da Prefeitura de Maceió. A intenção é promover um maior conhecimento sobre os serviços para a população de rua em Maceió e, com isso, ampliar o acesso desses usuários”, completou Rui Palmeira.
Plano Intersetorial
Além do Guia de Serviços, nesta quarta-feira será apresentado também o Plano Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento da Política Municipal de Atenção à População em Situação de Rua em Maceió – 2018. A ferramenta foi elaborada pela Prefeitura de Maceió em, parceria com o Comitê Intersetorial.
O Plano é um documento de referência para organização e acompanhamento das políticas públicas voltadas ao atendimento das demandas da população de rua. As ações buscam estabelecer diretrizes para garantir os direitos e a reinserção social.
Além da Semas, participam do Plano as secretarias municipais de Educação; Saúde; Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente; de Governo; de Segurança Comunitária e Convívio Social; Esporte, Lazer e Juventude; do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária; Fundação de Ação Cultural (FMAC). Também colaboraram os representantes de instituições no Comitê, como Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas; Arquidiocese de Maceió; Federação Espírita de Alagoas; projeto Vaso Novo; Movimento de População de Rua; e Projeto Erê.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
