Geral

Prefeitura lança Guia de Serviços para população de rua

Por Assessoria 25/07/2018 11h11
Prefeitura lança Guia de Serviços para população de rua
Guia de Serviços para moradores de rua - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maceió lança nesta quarta-feira (25), às 9h30, no auditório do Gabinete do Prefeitura de Maceió, o Guia de Serviços para a Cidadania da População em Situação de Rua. A edição contém informações sobre todos os serviços disponíveis e os direitos das pessoas que estão fazendo das ruas da capital local de moradia. O Guia é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e foi construído em parceria com o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua em Maceió.

O trabalho de construção do Guia de Serviços teve início na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) – responsável pelos serviços do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para a população de rua – quando conheceu a iniciativa do Ministério de Direitos Humanos e recebeu consultoria para levantamento das informações referente aos serviços desenvolvidos pelo poder público municipal e estadual, além dos ofertados por organizações não governamentais.

“Recebemos consultoria do Ministério e recentemente o Guia foi discutido no Comitê Intersetorial, onde foi realizada a atualização de toda a rede em Maceió, que vai desde Assistência Social e Saúde ao atendimento jurídico. Ele servirá não apenas para a população de rua, mas também para a população em geral, que saberá como funciona o atendimento e poderá contribuir no resgate do projeto de vida desta pessoa que está na rua, acionando os órgãos responsáveis”, destacou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha.

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, o Guia é uma importante ferramenta onde está disponível a dos que atuam diretamente com a população de rua. “Além da versão impressa, estaremos disponibilizando o Guia de Serviços no site da Prefeitura de Maceió. A intenção é promover um maior conhecimento sobre os serviços para a população de rua em Maceió e, com isso, ampliar o acesso desses usuários”, completou Rui Palmeira.

Plano Intersetorial

Além do Guia de Serviços, nesta quarta-feira será apresentado também o Plano Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento da Política Municipal de Atenção à População em Situação de Rua em Maceió – 2018. A ferramenta foi elaborada pela Prefeitura de Maceió em, parceria com o Comitê Intersetorial.

O Plano é um documento de referência para organização e acompanhamento das políticas públicas voltadas ao atendimento das demandas da população de rua. As ações buscam estabelecer diretrizes para garantir os direitos e a reinserção social.

Além da Semas, participam do Plano as secretarias municipais de Educação; Saúde; Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente; de Governo; de Segurança Comunitária e Convívio Social; Esporte, Lazer e Juventude; do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária; Fundação de Ação Cultural (FMAC). Também colaboraram os representantes de instituições no Comitê, como Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas; Arquidiocese de Maceió; Federação Espírita de Alagoas; projeto Vaso Novo; Movimento de População de Rua; e Projeto Erê.