Organização tenta vender relíquias do Titanic nos EUA
James Cameron luta para manter a coleção unida
Importantes relíquias do famoso transatlântico Titanic correm o risco de ser dispersadas pelo mercado. A empresa Atlanta Premier Exhibitions, que detém os direitos desses objetos nos EUA, declarou falência e pediu à Justiça autorização para vender as peças e saldar suas dívidas.
Um grupo de museus britânicos, que inclui o Museu Nacional Marítimo, em Greenwich, e o Museu do Titanic, em Belfast, angariou US$ 20 milhões para adquirir os milhares de artefatos, dentre decorações, molduras das cabines de primeira classe e objetos pessoais colhidos do fundo do oceano.
Nessa empreitada para salvar as lembranças, participam o diretor do filme homônimo James Cameron e o arqueólogo Robert Ballard, explorador que localizou o transatlântico, em 1985.
O Titanic afundou no dia 15 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, de Southampton a Nova York. A tentativa de manter todas as mais de 50 mil peças unidas tem o objetivo de conservar os objetos em domínio público e evitar que eles se espalhem entre colecionadores privados.
"A história do Titanic capturou a imaginação e o coração de milhões de pessoas em todo o mundo. Ela teve um papel importante na minha vida como cineasta e como explorador do fundo dos oceanos", declarou Cameron, que dirigiu Leonardo DiCaprio e Kate Winslet em 1997.
Já segundo Ballard, a iniciativa do museu é a única maneira de unir uma coleção que merece "voltar para o lugar de onde iniciou a viagem", se referindo ao Museu de Belfast, perto do local em que o navio foi construído.
A Premier Exhibitions, que já girou o mundo com a coleção de artefatos, tem ativa outra exposição itinerante, a controversa "Bodies". A mostra é composta por cadáveres humanos e partes do corpo conservados com a técnica da plastinação, que mantém os tecidos intactos. (ANSA).
Veja também
Últimas notícias
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
