PE investiga dois possíveis casos de sarampo no Recife
Dois casos de sarampo estão sendo investigados em Pernambuco. No dia 30 de julho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi notificada sobre o quadro de saúde de um homem de 27 anos e a sobrinha dele, de 2 anos, residentes do Recife. A suspeita é fundamentada no fato do homem ter visitado Manaus antes de apresentar os sintomas.
Amostras sanguíneas dos dois serão testadas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. O material deve ser enviado na segunda-feira (06). Em Pernambuco, o Laboratório Central (Lacen) realizou os exames. Os resultados, preliminares e não conclusivos, sugeriram a doença.
Outras suspeitas na família
Para evitar possíveis contaminações, os locais visitados pelos pacientes estão sendo analisados. É o caso do ambiente de trabalho do homem, em Jaboatão dos Gararapes, e do restante da família. A SES identificou e já acompanha três outros parentes com suspeita: um adolescente de 13 anos, uma jovem de 19 anos e uma mulher de 42 anos.
Últimos casos de sarampo no estado
Os casos mais recentes da doença em Pernambuco foram registrados entre 2013 (199 casos) e 2014 (27 casos). Em 2012, o estado registrou 1 caso importado. Os registros mais antigos de casos de sarampo na região são de 1999, com 240 pessoas acometidas.
Como se prevenir?
A doença pode ser evitada através da vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. A vacina é aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Crianças a partir de 2 anos e jovens e adultos até os 29 anos devem tomar duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias. Adultos entre 30 e 49 anos devem tomar apenas uma dose.
A Campanha de Vacinação contra a Poliomelite e Sarampo terá início segunda-feira (06). A ação seguirá até o dia 31 de agosto. O público-alvo é formado por crianças entre 1 ano e menores de 5 anos.
Veja também
Últimas notícias
Júlia Nunes assume defesa de mãe e filho após denúncias contra vereador em Craíbas
Motorista com sinais de embriaguez fica ferido após bater carro contra muro em Maceió
Vereador é detido suspeito de ameaçar e agredir prestador de serviço em Craíbas
Cibele Moura recebe homenagem por apoio ao esporte amador em Maceió
Mulher de 28 anos morre após ser atropelada por ônibus em Maceió
Mulher morre após ser atingida por caminhão enquanto andava de bicicleta
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
