Mesmo com Lula preso, militância do PT refuta "plano B" em convenção
A condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e a prisão em Curitiba do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foram suficientes para fazer a militância petista desacreditar na candidatura de seu líder à Presidência da República.
No sábado, a convenção nacional do PT, em São Paulo, foi a primeira desta eleição em que o candidato próprio ao Planalto não esteve presente. Lula está potencialmente inelegível, em razão da Lei da Ficha Limpa, e sua participação no pleito dependerá de uma análise da Justiça Eleitoral. Ainda assim, os militantes ouvidos pela reportagem do UOL não querem nem pensar na possibilidade de um "plano B" e têm certeza de que o nome de Lula estará entre as opções apresentadas pela urna eletrônica no dia 7 de outubro.
Todos as pessoas entrevistadas, apesar das nuances de opinião, se disseram a favor da estratégia do PT. Apostam que a Justiça Eleitoral permitirá que o ex-presidente concorra de fato.
Os entrevistados se mantiveram firmes em seus posicionamentos mesmo quando questionados sobre o que farão caso o cenário não se concretize. Nenhum dos militantes com os quais o UOL falou revelou qual seria um nome preferencial para substituir Lula.
Foram poucos também os que opinaram abertamente sobre possíveis candidatos a vice. Manuela D'Ávila, do PC do B, e Ciro Gomes, do PDT, foram mencionados, mas o discurso predominante era o de acatar a decisão do partido, seja ela qual for.
Por enquanto, o PT faz mistério sobre quem será o parceiro de chapa de Lula e quando seu nome será anunciado. Por dúvidas jurídicas, alas do partido se dividem entre apresentar o nome do vice até esta segunda-feira (6), prazo final sugerido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou no dia 15 de agosto, limite para o registro das candidaturas e prazo usado em outras eleições para a divulgação das chapas completas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
