Mesmo com Lula preso, militância do PT refuta "plano B" em convenção

A condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e a prisão em Curitiba do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foram suficientes para fazer a militância petista desacreditar na candidatura de seu líder à Presidência da República.
No sábado, a convenção nacional do PT, em São Paulo, foi a primeira desta eleição em que o candidato próprio ao Planalto não esteve presente. Lula está potencialmente inelegível, em razão da Lei da Ficha Limpa, e sua participação no pleito dependerá de uma análise da Justiça Eleitoral. Ainda assim, os militantes ouvidos pela reportagem do UOL não querem nem pensar na possibilidade de um "plano B" e têm certeza de que o nome de Lula estará entre as opções apresentadas pela urna eletrônica no dia 7 de outubro.
Todos as pessoas entrevistadas, apesar das nuances de opinião, se disseram a favor da estratégia do PT. Apostam que a Justiça Eleitoral permitirá que o ex-presidente concorra de fato.
Os entrevistados se mantiveram firmes em seus posicionamentos mesmo quando questionados sobre o que farão caso o cenário não se concretize. Nenhum dos militantes com os quais o UOL falou revelou qual seria um nome preferencial para substituir Lula.
Foram poucos também os que opinaram abertamente sobre possíveis candidatos a vice. Manuela D'Ávila, do PC do B, e Ciro Gomes, do PDT, foram mencionados, mas o discurso predominante era o de acatar a decisão do partido, seja ela qual for.
Por enquanto, o PT faz mistério sobre quem será o parceiro de chapa de Lula e quando seu nome será anunciado. Por dúvidas jurídicas, alas do partido se dividem entre apresentar o nome do vice até esta segunda-feira (6), prazo final sugerido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou no dia 15 de agosto, limite para o registro das candidaturas e prazo usado em outras eleições para a divulgação das chapas completas.
Veja também
Últimas notícias

Filiados do PT vão às urnas em Alagoas para escolher novos dirigentes

Bruna Biancardi posta fotos de Mel, sua segunda filha com Neymar: 'Te amamos'

“Xerifa”: ex de Nem da Rocinha é presa após parto em hospital do Rio de Janeiro

Edu Guedes é diagnosticado com câncer no pâncreas e passa por cirurgia

Duas irmãs são baleadas durante invasão a residência em Penedo

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 6,5 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
