Em decisão, Fux fala em "inelegibilidade chapada" de Lula
O ministro Luiz Fux, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse que a inelegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é "chapada", ou seja, evidente.
A expressão do ministro está em decisão tomada na terça-feira (31) e publicada nesta quarta (1º) em resposta a um pedido feito pelo advogado Manoel Pereira Machado Neto para declarar o petista inelegível desde já.
Apesar de expressar sua opinião no despacho, Fux -- que já declarou em outros momentos ser contrário à candidatura de políticos ficha suja -- determinou a extinção do processo, uma vez que Machado Neto, como cidadão comum, não teria legitimidade para pedir a inelegibilidade. Pedidos como esse são feitos, em geral, por outros candidatos, partidos, coligações ou pelo Ministério Público.
"Não obstante vislumbrar a inelegibilidade chapada do requerido [Lula], o vício processual apontado impõe a extinção do processo", escreveu Fux.
No pedido apresentado ao TSE, Machado Neto disse que a inelegibilidade de Lula é "notória" e pediu-a com base na Lei da Ficha Limpa. Para o advogado, a eventual candidatura do petista traria "prejuízos sociais e econômicos ao país". Com isso, quis que o TSE impedisse antecipadamente o registro de candidatura do ex-presidente.
Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, Lula está, em tese, inelegível pelos critérios da Lei da Ficha Limpa. A legislação prevê que uma pessoa condenada em segunda instância por diversos crimes, entre eles corrupção e lavagem de dinheiro, não pode disputar eleições.
Mesmo assim, o PT afirma que vai registrar o ex-presidente como seu candidato nas eleições deste ano, o que pode ser feito entre os dias 5 e 15 de agosto. A legalidade da candidatura dependerá de análise da Justiça Eleitoral.
Preso desde abril, Lula lidera as principais pesquisas de intenção de voto nos cenários em que seu nome é apresentado aos entrevistados. Sem Lula, o líder é o deputado federal Jair Bolsonaro, candidato do PSL.
Veja também
Últimas notícias
Eleições 2026: saiba o que pode e o que não pode no dia da votação
Casal percorre 3 mil quilômetros e recomeça a vida em Maceió; chegada ao mar viraliza
Maceió lança protocolo para reforçar prevenção e resposta durante calor intenso
MPF recomenda não renovação de licença de hotel em Milagres por dano ambiental
Colisão entre carro e moto deixa duas mulheres feridas em Maragogi
Governo de Alagoas revoga restrição e libera venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
