Perigo hospitalar: vírus mostra resistência a desinfetantes com álcool

Uma equipe de cientistas australianos alertou para a crescente resistência das bactérias aos desinfetantes anti-bacterianos (como, por exemplo, o famoso álcool gel), responsáveis por combaterem e controlarem o desenvolvimento de infecções potencialmente fatais, sobretudo nos espaços hospitalares e clínicos.
Os investigadores analisaram um tipo de bactérias intestinais conhecidas porenterococos, que constituem atualmente um motivo crescente de preocupação em todo o mundo, já que são extremamente resistentes a qualquer tipo de tratamento, e até a antibióticos usados nos casos mais extremos, tais como a vancomicina.
Os especialistas testaram amostras bacterianas recolhidas em hospitais australianos durante um período de 19 anos, e apuraram que estes organismos estão em constante adaptação e melhoraram significativamente a sua capacidade de sobrevivência em ambientes esterilizados, causando infecções de consequências letais.
O gel anti-bacteriano é comum em hospitais no mundo inteiro, desde meados do ano 2000. Na altura, a iniciativa de introduzi-los nas unidades ajudou a reduzir as taxas de mortalidade por MRSA, um tipo de bactéria responsável anualmente por milhares de mortes.
“Por todo o mundo as taxas de contaminação por MRSA começaram a decrescer, a saúde de muitos pacientes melhorou e o risco de infecção, e de morte por sépsis, por exemplo, diminuiu”, referiu o professor e líder do estudo Paul Johnson, docente na Universidade de Melbourne.
Johnson e a sua equipe alertam agora para a necessidade de mais pesquisas e da descoberta de meios de combate e de aniquilação destes organismos fatais.
A pesquisa inédita foi publicada nessa quarta-feira (1º) no periódico Science Translational Medicine.
Veja também
Últimas notícias

Unidos por um coração: técnica de enfermagem vende rifa para custear cirurgia da filha
![[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês](https://img.7segundos.com.br/aDwHTpVf3bCeAF4PvwTuPc-oXl4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-24-at-160143.jpeg)
[Vídeo] Surfista salva mulher de afogamento na Praia do Francês

Mulher é retirada à força de casa e executada no município de Rio Largo

Policial de folga reage a assalto e atira em ladrão

Na primeira semana de atuação, FPI Alagoas alcança mais da metade dos pontos de interesse previstos

Caminhão Cegonha tomba e interdita BR-101 no sentido Sergipe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
