Política

No site do TRE/AL, eleitor pode simular votação na urna eletrônica

Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o software foi lançado no último dia 24 de agosto

Por Assessoria 30/08/2018 16h04
No site do TRE/AL, eleitor pode simular votação na urna eletrônica
Simulador está disponível para eleitores - Foto: Assessoria

Buscando oferecer ao eleitor uma forma de treinar a votação para todos os cargos em disputa nas próximas eleições de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) disponibilizou em seu site (www.tre-al.jus.br), um simulador de votação na urna eletrônica, que traz a ordem de votação da mesma maneira como ocorrerá no dia do pleito, de forma rápida, didática e divertida.

Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o software foi lançado no último dia 24 de agosto e apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo. O eleitor pode navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda na filipeta de candidatos no alto da página. Antes de votar, o eleitor deve escolher o turno da eleição do qual deseja participar: primeiro ou segundo.

“Devido ao seu caráter didático, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresenta uma mensagem explicativa e a tela é bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada. Essa ferramenta é importante para que o eleitor se familiarize com a urna eletrônica, especialmente os que vão votar pela primeira vez”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE/AL, Henrique Méro.

Para ter acesso ao simulador de votação na página do TRE/AL, o eleitor deve acessar clicando aqui.