Morre Randy Weston, pianista que buscou raízes africanas do jazz
O pianista e compositor americano Randy Weston, que dedicou sua vida a uma investigação sobre a matriz africana do jazz, morreu neste sábado (1º), nos Estados Unidos, aos 92 anos.
A notícia foi confirmada ao jornal "The New York Times" por Gail Boyd, seu advogado. A causa da morte não foi divulgada.
Influenciado pela música de Thelonious Monk, Weston lançou seu primeiro álbum, "New Faces at Newport", em 1958. O disco trazia uma de suas composições mais famosas: "Hi-Fly".
Weston chegou a se apresentar em São Paulo, em 2014, no Sesc Pompeia.
Em apresentações e aulas, ele sempre destacava as raízes africanas do jazz. Essa herança hoje é um consenso, mas à época o jazz era visto como uma música essencialmente americana. Essa influência ele buscou deixar explícita com sua banda, a African Rythms.
Quando as colônias africanas começaram a conquistar sua independência, Weston saudava o impulso por liberdade em sua música. Em 1960, lançou "Uhuru Afrika", que em língua swahili quer dizer "liberdade África". O disco chegou a ser proibido na África do Sul, em pleno apartheid.
Em 1961, foi para a Nigéria como parte da delegação da American Society for African Culture, sua primeira viagem ao continente. Em 1968, Weston se estabeleceria no Marrocos por cinco anos, onde ele dirigia uma instituição para divulgar artistas de várias tradições musicais.
Weston ainda lançaria discos como "Blue Moses" (1972), "Tanjah" (1973) e "Perspective" (1976), entre outros. Pelo disco de 1973, ele chegou a ser premiado com um Grammy.
Os artigos resultantes de seu trabalho como pesquisador musical hoje estão arquivados na Universidade Harvard.
Nascido em Nova York, em 1926, Weston era filho de um barbeiro e uma dona de casa. Ele deixa mulher, três filhas e sete netos. Com informações da Folhapress.
Veja também
Últimas notícias
Alagoas é o estado com maior proporção de Josés no Brasil, revela IBGE
TRE-AL divulga editais inéditos para composição de listas tríplices da advocacia
Cadeira Gigante ganha vida nova com estrutura repaginada na orla de Ponta Verde
Polícia Militar apreende armas, drogas e munições em operações no interior do estado
Jovem é achada morta com ferimentos na cabeça e sinais de violência sexual em Palmeira dos Índios
Homem morre em acidente de moto no bairro Massaranduba, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
