Eleições 2018

Bens de líder do PP apareceram na declaração de Collor à Justiça Eleitoral

Collor atualmente concorre ao governo estadual, Lira foi um dos articuladores para o lançamento de sua campanha

Por BuzzFeed News 04/09/2018 14h02
Bens de líder do PP apareceram na declaração de Collor à Justiça Eleitoral
Fernando Collor - PTC - Foto: Reprodução

A ex-esposa de Fernando Collor, ainda numa disputa judicial com seu ex-marido por bens, viu sua residência aparecer em documentos oficiais no nome de outra pessoa, o ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTC), que concorre atualmente ao governo de Alagoas.

Até então, o único ponto que poderia ligar Collor ao apartamento era o ex-marido de Jullyene, Arthur Lira, líder do PP na Câmara e integrante de um dos partidos mais envolvidos com a Lava Jato. Ao ver a declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral, ela percebeu além do apartamento, diversos bens de Lira estavam também na declaração de Collor.

Uma saveiro branca estava ali, como se fosse, ao mesmo tempo, de Lira e de Collor. O mesmo acontecia com uma Mitsubichi Pajero 4x4 placa. Os itens eram os mesmos, mas os valores, no entanto, eram bem diferentes.

Nas declarações de Collor, ainda havia outros bens que, pelo menos oficialmente, deveriam ter Lira como proprietário, como a metade de uma lancha de 40 pés, terrenos, casas, sítios, fazendas e cotas de empresas.

Ninguém consegue explicar como os bens de Lira foram parar nas declarações de Collor.

Na política alagoana, Lira foi um dos articuladores do lançamento da candidatura de Collor ao governo, mesmo com o ex-presidente sabendo que o atual governador, Renan Filho (MDB), desponta como favorito para a reeleição. Segundo o Ibope, Renan Filho tem 46% das intenções de voto, e Collor, 22%.

Mesmo com o quadro atual na disputa do governo alagoano, a candidatura de Collor fortalece a chapa em que Lira e seu pai, Benedito, tentam se reeleger para a Câmara e para o Senado.

Após a repercussão do fato, Lira, Collor e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas deram diversas versões a mistura de bens. Lira disse que a listagem de bens era forjada e o caso foi chamado de “fake news”