'Bum bum tam tam' é o 1º clipe brasileiro a alcançar 1 bilhão de views no YouTube
O vídeo custou R$ 30 mil e sem tocar o hit contou mesmo superou produções mais caras e artistas mais famosos
A música pop brasileira tem finalmente um bilhão para chamar de seu. "Bum bum tam tam", funk de MC Fioti com vídeo produzido pela Kondzilla, se tornou o primeiro clipe de um artista brasileiro com 1 bilhão de acessos no YouTube.
Lançado no dia 8 de março de 2017, o vídeo alcançou a marca inédita com 18 meses de audiência alta entre o púbico nacional e de outros países que ouvem cada vez mais funk brasileiro.
O sucesso contou mais com a popularidade do funk e a vitrine da Kondzilla do que com a indústria fonográfica tradicional. O vídeo custou R$ 30 mil. Sem tocar em rádio nem ter Fioti como celebridade nacional, o hit contou mesmo com o YouTube como vitrine, onde superou produções mais caras e artistas mais famosos.
O clipe também tem origem inesperada. Mesmo com selo da Kondzilla, produtora de vídeos de funk com o maior canal do YouTube no Brasil, era difícil imaginar que "Bum bum tam tam" iria tão alto.
O vídeo foi feito em cima da hora. O escritório RW havia marcado a data com a Kondzilla para gravar um clipe do MC Don Juan. Don Juan rompeu com a RW na véspera. Eles passaram o espaço a outro artista do seu elenco: Fioti. Ele tinha outras faixas já mais conhecidas, mas a RW apostou em "Bum bum tam tam", que tinha acabado de sair nas redes.
A música foi decidida na noite anterior à gravação. Tiveram poucas horas para planejar e arrumar o material de produção. Para completar, tiveram que trocar o local de gravação, que acabou feita na área externa da casa da produtora RW.
"Na época, o Fioti estava com uma música com o MC Pikachu, mas ainda não tinha um grande hit solo. Ele estava esperando uma chance de subir para o 'esquadrão de elite' do funk", lembra Wagner Magalhães (o Vavá citado por Fioti no verso "tipo Vavazinho"), diretor artístico da RW.
"Quando colocamos ele no horário do Don Juan, a gente tinha 24h para decidir a música. Tinham opções, mas eu resolvi testar e colocar 'Bum bum tam tam', só o áudio mesmo, no YouTube. Em poucas horas teve 150 mil views. Aí foi ela. Isso foi meia-noite e a gravação seria ao meio-dia seguinte", lembra Vavá.
Eles decidiram brincar com elementos árabes (puxados pela "flauta envolvente" da música, mesmo sendo de autor alemão). Foram cerca de 10 horas de gravação na casa da RW, com cenas complementares no Parque Ceret, na Zona Leste de São Paulo.
Vavá diz que o clipe custou R$ 30 mil, valor que não é baixo para o padrão da RW, mas também não foi o mais caro que já fizeram. A Kondzilla também já teve várias produções mais caras.
Trinta dias após a gravação, o clipe entrou no canal da Kondzilla no YouTube. "Fomos acompanhando e cresceu de forma exponencial", conta Renato. Aos poucos, viram acessos além do Brasil - e nem só de países mais próximos. "Virou um viral na Indonésia", ele lembra.
"Bum bum tam tam" está atualmente em 124º lugar no ranking global, mas ainda deve ganhar posições, já que o índice diário de crescimento é maior que da maioria dos vídeos no Top 100.
10 clipes brasileiros mais acessados no YouTube:
1 - MC Fioti - "Bum Bum Tam Tam" (março/17) - 1 bilhão
2 - Michel Teló - "Ai Se Eu Te Pego" (julho/11) - 836 milhões
3 - MC Kevinho - "Olha a Explosão" (dezembro/16) - 757 milhões
4 - Simone & Simaria com Anitta - "Loka" (janeiro/17) - 585 milhões
5 - Maiara & Maraisa - "Medo Bobo" (agosto/15) - 477 milhões
6 - Zé Neto e Cristiano - "Largado às traças" (janeiro/18) - 456 milhões
7 - MC Kevinho - "O Grave Bater" (março/17) - 451 milhões
8 - Marília Mendonça - "Infiel" (julho/15) - 450 milhões
9 - Maiara & Maraisa - "10%" (julho/15) - 436 milhões
10 - Marília Mendonça - "Eu Sei De Cor" (outubro/16) - 428 milhões