Bolsonaro rebate Alckmin em 1ª entrevista após facada: “Festival de baixaria”

Em sua primeira entrevista à imprensa depois de quase morrer em ataque a faca, o candidato do PSL na corrida presidencial, deputado Jair Bolsonaro, criticou a postura de um de seus 12 adversários, Geraldo Alckmin (PSDB), pela linha de ataque escolhida pelo tucano na campanha eleitoral – um "festival de baixaria", segundo o ex-capitão do Exército. Desde o primeiro dia de horário político em rádio e TV, Alckmin tem atacado Bolsonaro com vídeos e áudios variados, que reúnem desde ofensas do deputado contra mulheres até declarações sobre quilombolas – estratégia que só deu trégua em alguns poucos dias após o atentado, com Bolsonaro em recuperação de cirurgia.
"Vejo com muita tristeza o Geraldo Alckmin, uma pessoa em quem eu já votei. Ele pegou pesado. Eu não esperava isso dele, mas a verdade é que ele não é diferente do PT", fustigou Bolsonaro, passando a citar casos de corrupção durante a gestão do tucano no governo de São Paulo.
"Eu não tenho tempo para rebater esse festival de baixaria. Podia perguntar da merenda [escolar, escândalo de desvio de dinheiro público que abalou o PSDB paulistano], da obra do Rodoanel, da Odebrecht. É covardia do Alckmin", acrescentou o candidato.
Segundo o site do jornal Folha de S.Paulo, que publicou a entrevista há pouco, Bolsonaro falou por cerca de quatro minutos ao telefone, de seu quarto no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se recupera de dois procedimentos cirúrgicos e já apresenta tom de voz "praticamente normal". De acordo com o texto assinado por Igor Gielow, o deputado diz ter recuperado o bom humor e que, até então, enfrentou uma "barra pesada" e ficou entre a vida e a morte.
Leia a entrevista da Folha
Bolsonaro também fez menção à declaração do economista Paulo Guedes – "guru econômico" da campanha do PSL apontado como eventual ministro da Fazenda – a respeito da possibilidade de recriação da CPMF, a impopular Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira. A cogitação da volta do imposto foi revelada na quarta-feira (19) pela colunista Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo). Instalado o atrito, Guedes cancelou participação em eventos, como o que foi organizado nesta sexta-feira (21) pela Câmara Americana de Comércio (Amcham).
"Olha, ele não tem experiência política. O cara dá uma palestra de uma hora, fala uma coisa por segundos e a imprensa cai de porrada nele", enfatizou Bolsonaro, em referência à simplificação tributária que, adiantada por Paulo Guedes, consistiria em alíquota única de 20% do imposto de renda para quem recebe acima de cinco salários mínimos, tese apresentada pelo economista a uma plateia de investidores na última terça-feira (18).
Mas o deputado evitou falar da polêmica protagonizada pelo seu candidato a vice, general Hamilton Mourão (PRTB), durante evento público. O militar defendeu uma Constituição elaborada por não eleitos e a ideia de que filhos criados por mães e avós, sem a presença do pai, correm mais risco de entrar para o tráfico. Como este site mostrou ontem (quinta, 20), Bolsonaro pediu a Mourão que apareça menos no noticiário.
O general cancelou agenda de viagens no interior de São Paulo e no Rio Grande do Sul e ficará em sua casa, no Rio, nos próximos dias. O próprio Mourão considerou a ideia de se instituir novo tributo semelhante à CPMF, atribuída a Paulo Guedes, “um tiro no pé”. Mas, segundo Mourão, não há crise na campanha. “Isso é uma tentativa de criar uma divisão que não existe. Estamos coesos.”
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
