Prefeitura realiza operação contra lançamento de esgoto
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), iniciou nesta quarta-feira (17), a uma ação de combate ao lançamento de esgoto no Riacho Gulandi, no bairro Poço. A operação começou no trecho localizado próximo ao Posto Comendador, na Avenida Comendador Leão, vistoriando estabelecimentos comerciais e tamponando canos.
O Riacho Gulandi faz parte da bacia do Reginaldo e o objetivo da Prefeitura é estancar os danos ao meio ambiente, causados pelo lançamento de efluentes. “Não há razão para lançar esgotos no riacho, pois essa região é 100% saneada”, afirmou o coordenador de Fiscalização da Sedet, José Soares Barbosa.
Segundo Soares, proprietários de imóveis localizados às margens do Gulandi querem escapar do pagamento da taxa de esgoto e acabam cometendo esse crime ambiental. “Vemos muitos canos direcionados para o riacho e precisamos averiguar se é de água pluvial ou esgoto”, comentou Soares.
Durante a fiscalização desta quarta-feira, os técnicos da Sedet percorreram vários pontos comerciais e instauraram dois autos de infração: um por ausência de licença ambiental e outro por lançamento irregular de esgoto. Uma loja de material elétrico estava despejando no riacho os dejetos originários do vaso sanitário. O proprietário chegou a ser levado para a delegacia e foi aberto um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Conforme o Código de Meio Ambiente de Maceió (Lei 4.548/96), é proibido despejar esgotos ou outros resíduos poluentes na rede de coleta de águas pluviais sob pena de multa, que pode chegar a R$ 60 mil. Já a Lei Federal 9.605/98 prevê pena de detenção de seis meses a um ano, para quem causar poluição de qualquer natureza, que resulte em danos à saúde humana ou provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
A orientação da Sedet é que os responsáveis ou proprietários dos imóveis observem as instalações das redes coletoras e não lancem os esgotos para o riacho. “Toda água de cozinha, pias e banheiros deve ir para o esgoto. Na linha d’água só é permitida águas pluviais”, explicou Soares.
A operação também contou com a participação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A ação só será concluída após percorrer os quase 3km do Riacho do Gulandi.
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
