Prefeitura realiza operação contra lançamento de esgoto

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), iniciou nesta quarta-feira (17), a uma ação de combate ao lançamento de esgoto no Riacho Gulandi, no bairro Poço. A operação começou no trecho localizado próximo ao Posto Comendador, na Avenida Comendador Leão, vistoriando estabelecimentos comerciais e tamponando canos.
O Riacho Gulandi faz parte da bacia do Reginaldo e o objetivo da Prefeitura é estancar os danos ao meio ambiente, causados pelo lançamento de efluentes. “Não há razão para lançar esgotos no riacho, pois essa região é 100% saneada”, afirmou o coordenador de Fiscalização da Sedet, José Soares Barbosa.
Segundo Soares, proprietários de imóveis localizados às margens do Gulandi querem escapar do pagamento da taxa de esgoto e acabam cometendo esse crime ambiental. “Vemos muitos canos direcionados para o riacho e precisamos averiguar se é de água pluvial ou esgoto”, comentou Soares.
Durante a fiscalização desta quarta-feira, os técnicos da Sedet percorreram vários pontos comerciais e instauraram dois autos de infração: um por ausência de licença ambiental e outro por lançamento irregular de esgoto. Uma loja de material elétrico estava despejando no riacho os dejetos originários do vaso sanitário. O proprietário chegou a ser levado para a delegacia e foi aberto um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Conforme o Código de Meio Ambiente de Maceió (Lei 4.548/96), é proibido despejar esgotos ou outros resíduos poluentes na rede de coleta de águas pluviais sob pena de multa, que pode chegar a R$ 60 mil. Já a Lei Federal 9.605/98 prevê pena de detenção de seis meses a um ano, para quem causar poluição de qualquer natureza, que resulte em danos à saúde humana ou provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
A orientação da Sedet é que os responsáveis ou proprietários dos imóveis observem as instalações das redes coletoras e não lancem os esgotos para o riacho. “Toda água de cozinha, pias e banheiros deve ir para o esgoto. Na linha d’água só é permitida águas pluviais”, explicou Soares.
A operação também contou com a participação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A ação só será concluída após percorrer os quase 3km do Riacho do Gulandi.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Deputada Gabi Gonçalves homenageia Patrimônio Vivo de Alagoas](https://img.7segundos.com.br/V5gA_b0cUtogkc4REot81TL2vqk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-30-at-105709.jpeg)
[Vídeo] Deputada Gabi Gonçalves homenageia Patrimônio Vivo de Alagoas

Preso idoso condenado por abusar sexualmente da filha no município de Piranhas

Alckmin cancela reunião com Ronaldo Lessa que trataria sobre tarifaço de Trump

Tratamento de autistas pelo SUS em Alagoas passa a seguir novas regras

Baleias são vistas encalhadas na costa do Japão; veja vídeo

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 76 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
