Bando invade 4 igrejas em SP e foge levando R$ 30 mil do dízimo
Paróquias em Eldorado, Sete Barras, Pariquera-Açu e Iguape foram alvo de criminosos. Polícia investiga ligação entre os crimes em municípios próximos
Ao menos quatro igrejas católicas que ficam em cidades do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, foram alvos de criminosos. Segundo a Polícia Civil informou nesta quinta-feira (18), cerca de R$ 30 mil foram levados das paróquias. A Diocese de Registro ainda apura a exata quantia levada, já que se trata de dinheiro do dízimo pago pelos fiéis. Até o momento, ninguém foi preso.
Os crimes aconteceram na região central dos municípios de Eldorado, Sete Barras, Pariquera-Açu e Iguape. Nesta última, no entanto, houve uma tentativa de furto à igreja no bairro Rocio. No momento da invasão, o alarme tocou e acabou espantando os assaltantes. Os demais furtos aconteceram entre as madrugadas de segunda (15) e terça-feira (16).
A polícia acredita que os crimes tenham sido cometidos pelos mesmos suspeitos, já que o 'modus operandi' utilizado nas ações foi parecido. As secretarias paroquiais foram arrombadas, visando os cofres das igrejas. Os municípios ficam distantes cerca de 40 km uns dos outros, o que, de acordo com as primeiras informações da polícia, pode ter facilitado o deslocamento do grupo.
A Diocese de Registro, responsável pelas paróquias do Vale do Ribeira, informou que os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. Nos municípios de Pariquera-Açu e Eldorado, os criminosos arrombaram os cofres e levaram os envelopes com dinheiro do dízimo. Já em Sete Barras, o dinheiro furtado estava fora do cofre. Nenhuma das salas tinha câmeras.
Os casos estão sendo investigados pelas delegacias sedes dos municípios. Até o momento, não há pistas dos criminosos, mas a polícia já cogita analisar possíveis câmeras de monitoramento próximas às igrejas.