No DF, 18 mil eleitores confundiram governador e presidente no 1º turno
Eles digitaram o número do candidato ao Palácio do Planalto no lugar dos concorrentes ao GDF. Com o erro, os votos foram considerados nulos
No primeiro turno das eleições, 18 mil brasilienses confundiram o voto para governador com o para presidente da República. Os eleitores digitaram o número de candidatos ao Palácio ao Planalto no lugar dos de concorrentes ao GDF. O voto para governador, tanto no primeiro quanto no segundo turno, vem primeiro. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
O erro fez com que os votos sejam anulados, a não ser em casos em que o número coincidiu com o de algum dos candidatos a governador na disputa, como no caso do PT, que tinha o economista Júlio Miragaya concorrendo ao GDF. Ao todo, foram 113.619 votos nulos para governador no primeiro do turno no DF.
A confusão na ordem de votação não ocorreu apenas no DF. Em todo o país, houve relatos de erros similares. Alguns eleitores que fizeram a mesma confusão compartilharam, nas redes sociais, vídeos em que alegavam fraude ou problemas nas urnas.
Neste domingo (28/10), um desses casos — no Pará — causou polêmica e culminou no pedido de prisão de um eleitor. O homem, que é um policial militar da reserva, gravou um vídeo que viralizou na internet. Nas imagens, ele tenta digitar o número do candidato Jair Bolsonaro, que concorre à Presidência pelo PSL, em uma sessão de Belém (PA) e não consegue. “Olha, gente! Eu apertei 17 e está parecendo nulo aqui, olha! Eu sou eleitor do Bolsonaro, eu votei 17. Pode me prender, pode chamar a polícia”, diz.
Na verdade, trata-se do mesmo erro, a tentativa se deu no momento em que ele deveria digitar o voto para governador. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele violou várias regras e está sendo procurado pela polícia.
Veja também
Últimas notícias
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Casamento de 23 anos acaba após marido trocar mulher por monge
Influenciadora se transforma em Michael Jackson com maquiagem. Veja fotos
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
