No DF, 18 mil eleitores confundiram governador e presidente no 1º turno
Eles digitaram o número do candidato ao Palácio do Planalto no lugar dos concorrentes ao GDF. Com o erro, os votos foram considerados nulos

No primeiro turno das eleições, 18 mil brasilienses confundiram o voto para governador com o para presidente da República. Os eleitores digitaram o número de candidatos ao Palácio ao Planalto no lugar dos de concorrentes ao GDF. O voto para governador, tanto no primeiro quanto no segundo turno, vem primeiro. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
O erro fez com que os votos sejam anulados, a não ser em casos em que o número coincidiu com o de algum dos candidatos a governador na disputa, como no caso do PT, que tinha o economista Júlio Miragaya concorrendo ao GDF. Ao todo, foram 113.619 votos nulos para governador no primeiro do turno no DF.
A confusão na ordem de votação não ocorreu apenas no DF. Em todo o país, houve relatos de erros similares. Alguns eleitores que fizeram a mesma confusão compartilharam, nas redes sociais, vídeos em que alegavam fraude ou problemas nas urnas.
Neste domingo (28/10), um desses casos — no Pará — causou polêmica e culminou no pedido de prisão de um eleitor. O homem, que é um policial militar da reserva, gravou um vídeo que viralizou na internet. Nas imagens, ele tenta digitar o número do candidato Jair Bolsonaro, que concorre à Presidência pelo PSL, em uma sessão de Belém (PA) e não consegue. “Olha, gente! Eu apertei 17 e está parecendo nulo aqui, olha! Eu sou eleitor do Bolsonaro, eu votei 17. Pode me prender, pode chamar a polícia”, diz.
Na verdade, trata-se do mesmo erro, a tentativa se deu no momento em que ele deveria digitar o voto para governador. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele violou várias regras e está sendo procurado pela polícia.
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
