Corpo de suposto italiano deverá ser identificado por exame de arcada dentária ou DNA
O suposto corpo de um italiano permanece como não identificado no Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima, em Maceió. O exame de necropapiloscopia realizado na manhã de hoje (07), deu prejudicado diante do estado avançado de decomposição do cadáver.
De acordo com os papiloscopistas Daniel Basto e Alisson Veríssimo responsáveis pela informação técnica, às impressões digitais do cadáver não ofereceram condições técnicas para confronto papiloscópico devido ao estado de esqueletização. Com esse resultado, a partir de agora, o IML adotará as medidas necessárias para os exames de arcada dentária e de DNA.
O chefe especial do IML, perito médico legista Fernando Marcelo, explicou que o procedimento adotado para identificação e liberação de corpos no IML é mesmo para todos os casos. Independente do estado de conservação do cadáver, de sua nacionalidade, naturalidade, sexo, idade e causa da morte.
De acordo com o chefe do IML, o órgão segue o protocolo de identificação de corpos por meio dos exames de necropapiloscopia, odontolegal e DNA. Ele esclareceu que a sequência desses exames é definida por meio da viabilidade técnica para a realização de cada um deles, ou seja, depende das condições em que o corpo foi encontrado, e dos documentos que serão solicitados e apresentados pelos familiares da vítima.
O primeiro passo é o reconhecimento visual e a identificação por meio da apresentação de documentos oficiais com foto e digital, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), carteira de trabalho, ou passaporte. Não sendo possível dessa forma, é realizado o exame de necropapiloscopia, onde se compara as digitais do cadáver com a de um documento oficial.
Dando inviabilidade, o IML realiza o exame de arcada dentária, mas, para isso, a família precisa apresentar uma documentação ortodôntica da suposta vítima para realizar o confronto odontolegal. Em último caso é solicitado o exame de DNA Forense ao Laboratório do Instituto de Criminalística de Alagoas, sendo imprescindível a coleta de material genético de familiares em primeiro grau para comparar com as amostras da vítima.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
