Ação do HGE para prevenção ao pé diabético vai levar serviços à orla de Maceió
Evento será realizado na rua fechada da Ponta Verde, no dia 9 de dezembro

Aproximadamente 18 milhões de brasileiros convivem com a diabetes, segundo dados do Ministério da Saúde. Para evitar as complicações da doença, o Hospital Geral do Estado (HGE) promove, no próximo domingo (9), a V edição do Dezembro Verde de Prevenção ao Pé Diabético, que será realizado em trecho da Rua Silvio Carlos Viana, a famosa “Rua Fechada” da orla de Ponta Verde, em Maceió.
O objetivo é sensibilizar alagoanos e turistas sobre os cuidados que os diabéticos devem ter para evitar o desenvolvimento de graves infecções, assim como a necessidade de evitar o aparecimento da doença naqueles que não a possuem. O desconhecimento sobre a doença tem gerado sérios agravos à saúde pública e, a depender do cidadão, a amputação pode representar comprometimento na renda familiar.
“Há relatos de pessoas que não perceberam uma 'feridinha' no pé e ela cresceu, infeccionou e gerou uma ferida extensa. O portador de diabetes perde a sensibilidade natural da pele e das mudanças nas estruturas ósseas e musculares. Sem a capacidade de sentir dor, não percebe o machucado e não o trata. Como eles também possuem deficiências na vascularização dos tecidos, a oxigenação fica comprometida e dificulta a cicatrização, favorecendo a ação de agentes que colaboram para o início da infecção”, explicou o cirurgião vascular do HGE Josué Medeiros.
O evento contará com a participação de cirurgiões vasculares e endovasculares, oftalmologista, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e outros profissionais da saúde. Serão oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e atividades físicas.
“O foco da ação é diminuir o número de infecções ou problemas circulatórios que resultam na formação do conhecido pé diabético, assim como no desenvolvimento de úlceras, isquemia e trombose. São males que comumente chegam aos hospitais, públicos e privados, e ocorrem quando a taxa de glicose permanece alta. Se não for tratada em tempo, em casos mais graves pode levar a óbito”, afirmou o médico.
A doença
A diabetes é uma doença que atinge jovens e idosos, ricos e pobres. Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, o número de portadores da doença tende a crescer, a ponto de a Federação Internacional de Diabetes (IDF) estimar que, até 2035, mais de 550 milhões de pessoas em todo o mundo terão a doença.
“O que nós estamos fazendo é dar a nossa contribuição para que os alagoanos fiquem mais conscientes e se cuidem. Isso repercute diretamente na qualidade de vida, na adoção de hábitos saudáveis e, consequentemente, na qualidade da assistência prestada pelo maior hospital público do Estado”, ressaltou a gerente do HGE Marta Mesquita.
Veja também
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
