Ação do HGE para prevenção ao pé diabético vai levar serviços à orla de Maceió
Evento será realizado na rua fechada da Ponta Verde, no dia 9 de dezembro

Aproximadamente 18 milhões de brasileiros convivem com a diabetes, segundo dados do Ministério da Saúde. Para evitar as complicações da doença, o Hospital Geral do Estado (HGE) promove, no próximo domingo (9), a V edição do Dezembro Verde de Prevenção ao Pé Diabético, que será realizado em trecho da Rua Silvio Carlos Viana, a famosa “Rua Fechada” da orla de Ponta Verde, em Maceió.
O objetivo é sensibilizar alagoanos e turistas sobre os cuidados que os diabéticos devem ter para evitar o desenvolvimento de graves infecções, assim como a necessidade de evitar o aparecimento da doença naqueles que não a possuem. O desconhecimento sobre a doença tem gerado sérios agravos à saúde pública e, a depender do cidadão, a amputação pode representar comprometimento na renda familiar.
“Há relatos de pessoas que não perceberam uma 'feridinha' no pé e ela cresceu, infeccionou e gerou uma ferida extensa. O portador de diabetes perde a sensibilidade natural da pele e das mudanças nas estruturas ósseas e musculares. Sem a capacidade de sentir dor, não percebe o machucado e não o trata. Como eles também possuem deficiências na vascularização dos tecidos, a oxigenação fica comprometida e dificulta a cicatrização, favorecendo a ação de agentes que colaboram para o início da infecção”, explicou o cirurgião vascular do HGE Josué Medeiros.
O evento contará com a participação de cirurgiões vasculares e endovasculares, oftalmologista, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e outros profissionais da saúde. Serão oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e atividades físicas.
“O foco da ação é diminuir o número de infecções ou problemas circulatórios que resultam na formação do conhecido pé diabético, assim como no desenvolvimento de úlceras, isquemia e trombose. São males que comumente chegam aos hospitais, públicos e privados, e ocorrem quando a taxa de glicose permanece alta. Se não for tratada em tempo, em casos mais graves pode levar a óbito”, afirmou o médico.
A doença
A diabetes é uma doença que atinge jovens e idosos, ricos e pobres. Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, o número de portadores da doença tende a crescer, a ponto de a Federação Internacional de Diabetes (IDF) estimar que, até 2035, mais de 550 milhões de pessoas em todo o mundo terão a doença.
“O que nós estamos fazendo é dar a nossa contribuição para que os alagoanos fiquem mais conscientes e se cuidem. Isso repercute diretamente na qualidade de vida, na adoção de hábitos saudáveis e, consequentemente, na qualidade da assistência prestada pelo maior hospital público do Estado”, ressaltou a gerente do HGE Marta Mesquita.
Veja também
Últimas notícias

Dia das Crianças: Girau do Ponciano realiza mais uma edição do “Parque dos Sonhos” neste domingo (12)

Defensoria Pública atende moradores do Tabuleiro do Martins nesta quinta-feira (9)

Prefeito Allan de Jesus garante fardamento escolar para alunos da rede municipal

Festival de Música de Penedo homenageia Hermeto Pascoal

Prefeita participa de comemoração pelo dia dos agentes de saúde e de endemias em Novo Lino

Projeto Seis e Meia estreia em Penedo com shows de Edson Cordeiro e Elaine Kundera
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
