Conselheiros tutelares e de direitos passam por atualização profissional
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram nesta segunda-feira (3), o primeiro dia de capacitação para os conselheiros tutelares e de direitos do Município de Maceió. A capacitação será dividida em três momentos, encerrando no dia 17 de dezembro.
O primeiro momento da capacitação foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Economia (Semec) e contou com a participação de mais de 30 conselheiros das 10 regiões administrativas de Maceió. De acordo com a diretora do CMDCA, Maria Cícera de Oliveira, o intuito da ação é proporcionar aos trabalhadores mais orientações para atuar nas diversas demandas que o universo do Conselho tem.
“Há muito tempo que os conselheiros pediam essa capacitação e hoje é a primeira etapa de momentos que serão realizados nos dias 3 e 4, 10 e 11 e dia 17 de dezembro. Durante todos esses encontros serão trabalhados as demandas da área em que atuam, com o intuito de melhorar o serviço, o atendimento e levar uma informação mais completa”, explicou a presidente.
Ainda segundo Maria Cícera, a capacitação também tem o objetivo de estimular a criação de um cronograma de ações sobre o que é o Conselho Tutelar. “Ainda existe uma dúvida e até um medo das crianças sobre qual o trabalho do conselheiro, então um dos planejamentos para a capacitação é de se realizar um cronograma e planejamento de ações em lugares públicos sobre o nosso trabalho”, disse.
Weliton Vasconcelos é consultor de políticas públicas da criança e do adolescente e foi convidado para ministrar as aulas. “A capacitação veio para atender uma necessidade que existia no Conselho, então durante esses encontros irei estimular a reflexão, trabalhar a dinâmica e funcionamento de cada conselho. Vamos falar sobre as atribuições, orçamentos, processos administrativo, tudo para impulsionar o serviço”, falou.
Para Maria José da Silva, que é conselheira tutelar da região X, a capacitação era algo muito esperado. “Tudo que vem para ensinar, orientar e trazer novas informações é importante. Já nesse primeiro encontro tivemos um ótimo retorno”, disse a conselheira.
A capacitação continua nesta terça-feira (04) para os conselheiros tutelares e volta nos próximos dias 10 e 11 para conselheiros de direitos. No dia 17 será realizado um encerramento para todos os conselheiros.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
