Defensoria Pública irá capacitar conselheiros tutelares

Os conselheiros tutelares alagoanos eleitos este ano e que passarão a exercer suas funções a partir do começo de 2016 deverão ser submetidos a um curso de formação, que será oferecido pela Defensoria Pública do Estado.
O curso vai acontecer em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública de Alagoas, em parceria com as Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev/AL), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Centro de Defesa dos Direitos da Criança de do Adolescente Zumbi dos Palmares (Cedeca).
A primeira reunião para discutir a ação, que tem como foco a formação dos conselheiros tutelares como agentes na garantia dos direitos da criança e adolescente, assim como seus deveres e políticas de proteção básica, aconteceu nesta qunta-feira (10), na sede da Defensoria Pública de Alagoas.
Participaram do encontro o defensor público Geral de Alagoas, Daniel Alcoforado, o secretário de Estado da Prevenção à Violência, Jardel Aderico, o diretor da Escola Superior da Defensoria, Fabrício Leão, as defensoras públicas com atribuição na área da infância e juventude, Manuela Carvalho e Bruna Rafaela, além dos representantes das secretarias citadas e do CEDECA.
Daniel Alcoforado enalteceu a importância do papel dos conselhos tutelares na política de garantia dos direitos da criança e do adolescente e comemorou as parcerias para atingir objetivo de assegurar a capacitação e formação contínua desses agentes de proteção.
"Na grande maioria dos casos de violações de direitos da criança e do adolescente, os conselhos tutelares são os mecanismos de intervenção estatal mais próximos e mais ágeis nos atendimento às vítimas, daí a importância da capacitação desses conselheiros para que prestem um serviço cada vez melhor na comunidade", afirmou Alcoforado.
Conforme a defensora pública Bruna Rafaela, a ideia surgiu após as últimas eleições para o preenchimento do cargo de conselheiro tutelar, quando os candidatos passaram por um curso preparatório para as provas. “A capacitação surgiu da necessidade de ofertar informação sobre a delimitação das atribuições dos Conselhos Tutelares e a importância dos direitos humanos”, explicou.
De acordo com a defensora Manuela Menezes, o curso além de capacitar os conselheiros, visa oferecer informações para que o trabalho seja executado com maior segurança e evitar que os mesmos sofram influência política partidária.
“A Defensoria e o Conselho Tutelar necessitam dessa proximidade, até porque grande parte dos casos acompanhados por eles são encaminhados para a Defensoria. Fortalecer o Conselho é uma garantia de que conseguiremos tirar do papel aquilo que está no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e que hoje, infelizmente, ainda não é cumprido”, afirmou.
Curso
O curso, cuja carga horária inicial terá 32 horas, terá a grade curricular aprimorada pelas secretarias envolvidas e contará com temas relacionados às bases organizacionais dos conselhos tutelares, como também o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos fundamentais, medidas socioeducativas, a promoção dos direitos da criança, rede de proteção integrada, dentre outros temas.
Uma reunião está agendada para o próximo dia 17, às 9 horas, na sede da Defensoria Pública do Estado, para discutir os últimos detalhes da capacitação, que deverá ser iniciada ainda no começo de 2016.
Termo de Cooperação
Durante a oportunidade, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança de do Adolescente Zumbi dos Palmares (Cedeca) para promoção da defesa jurídico-social das crianças e adolescentes em casos de violação de direitos humanos.
O termo propõe o acompanhamento em casos de violação dos direitos humanos pelos dois órgãos objetivando a responsabilização dos autores e o fortalecimento dos laços familiares como instrumento para promoção dos direitos a cidadania.
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
