Prefeitura publica situação de emergência em bairros atingidos por tremor de terra
Decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), desta quarta-feira (5)
A prefeitura de Maceió decretou situação de emergência nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, danificados por tremores de terra, que ocorreram após fortes chuvas no dia 3 de março deste ano. O decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (5) considera que em decorrência do tremores e da evolução das fissuras, diversos danos progressivos estão ocorrendo em vários imóveis, alguns deles objetos de interdição pela Defesa Civil Municipal.
"Dessa forma, autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação Secretaria Adjunta Especial da Defesa Civil de Maceió, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução e a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre," diz trecho do decreto.
Na publicação, o prefeito Rui Palmeira autoriza a entrada de agentes da Defesa Civil nos imóveis atingidos para prestar socorro ou determinar a evacuação dos mesmos, além de usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização posterior, se houver dano. "No processo de desapropriação, deverão ser consideradas a depreciação e a desvalorização que ocorrem em propriedades localizadas em áreas inseguras".
O texto também afirma que "sempre que possível essas propriedades serão trocadas por outras situadas em áreas seguras, e o processo de desmontagem e de reconstrução das edificações, em locais seguros, será apoiado pela comunidade".
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
