Cidadão Legal agiliza emissão de 10 mil documentos para dependentes químicos
Ação é essencial para a reinserção social e produtiva dos beneficiados pela Rede Acolhe
O projeto Cidadão Legal, lançado pelo Governo de Alagoas em março deste ano, já disponibilizou a retirada de mais de 10 mil documentos para os dependentes químicos acolhidos pela Rede Acolhe, coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).
O projeto visa reinserir os dependentes em recuperação no mercado de trabalho e surgiu para fortalecer a Política sobre Drogas em Alagoas, que já conta com programas consolidados como Anjos da Paz e Agentes da Paz.
São documentos como Registro de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e tantos outros que, segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, se fazem necessários para reinserir os dependentes químicos no mercado de trabalho.
“Ter a documentação completa é fundamental para os dependentes químicos após o período de tratamento. Muitos deles não têm os documentos porque se utilizam deles como moeda de troca quando estão consumidos pelo vício das drogas”, explicou Esvalda Bittencourt.
Desde que iniciaram os atendimentos, as equipes do Cidadão Legal já possibilitaram a emissão de mais de 2.400 certidões da Justiça Estadual e Federal, 802 cartões de PIS/PASEP, 459 Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), 362 Certidões de Nascimento, dentre outros documentos.
Pedro Victor de Lima, 30 anos, é um dos beneficiados pelo programa da Seprev. O eletricista viveu dependente do crack por sete anos e foi reinserido na sociedade e no mercado de trabalho após ser acolhido por uma das comunidades da Rede Acolhe e passar por todo o processo de reinserção, desde as capacitações até a emissão dos documentos.
“Este apoio é fundamental para o resgate do dependente, principalmente porque o trabalho evita a recaída nas drogas e ajuda a dignificar o homem”, disse Pedro, que hoje abriu o seu próprio negócio, uma oficina de conserto de eletrodomésticos.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
