Sinteal irá recorrer de decisão do TCU sobre rateio do FUNDEF
Verba não poderá ser dividida entre professores
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) informou através de nota à imprensa que irá recorrer da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que tira deles o direito de 60% do rateio dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Na decisão, o TCU determinou que as verbas que a União deve a Estados por ter deixado de completar recursos do Fundef não podem ser utilizadas para pagamento de salários, dívidas trabalhistas ou bônus a professores ou servidores públicos. O valor pode chegar a R$ 95 bilhões, segundo o levantamento do Governo Federal.
Na nota, a instituição alagoana classifica a decisão como "contrariando a lógica adotada pelos países mais avançados do mundo". Leia na íntegra.
NOTA DE REPÚDIO
Precatório do FUNDEF
O SINTEAL, através de sua assessoria jurídica, manifesta absoluto repúdio à decisão recentemente proferida pelo TCU, a qual não somente proíbe a subvinculação das verbas de precatórios relativos a diferenças de FUNDEF, como também impede qualquer acesso dos profissionais da educação a tais valores.
Embora respeitemos o entendimento, o TCU presta um enorme desserviço à sociedade brasileira, à medida que não reconhece que o sucesso do futuro da educação necessariamente passa pela valorização do magistério. Contrariando a lógica adotada pelos países mais avançados do mundo, o TCU exclui os profissionais como as principais ferramentas de evolução do sistema de ensino.
De qualquer forma, reafirmamos que a luta continuará, ainda mais intensa. Se temos mais de 50 liminares de bloqueio somente no Estado de Alagoas, é porque o direito é consistente.
O TCU, órgão de natureza administrativa, não tem o poder de se sobrepor às decisões do Poder Judiciário.
Portanto, vamos ingressar com todas as medidas possíveis para combater essa decisão insólita e repugnante.
Veja também
Últimas notícias
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Fantasma RUN agita Maceió com shows gratuitos, corrida e muito rock à beira-mar neste sábado
Renan Filho é recebido por 10 mil pessoas em União dos Palmares
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
