Sinteal irá recorrer de decisão do TCU sobre rateio do FUNDEF
Verba não poderá ser dividida entre professores

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) informou através de nota à imprensa que irá recorrer da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que tira deles o direito de 60% do rateio dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Na decisão, o TCU determinou que as verbas que a União deve a Estados por ter deixado de completar recursos do Fundef não podem ser utilizadas para pagamento de salários, dívidas trabalhistas ou bônus a professores ou servidores públicos. O valor pode chegar a R$ 95 bilhões, segundo o levantamento do Governo Federal.
Na nota, a instituição alagoana classifica a decisão como "contrariando a lógica adotada pelos países mais avançados do mundo". Leia na íntegra.
NOTA DE REPÚDIO
Precatório do FUNDEF
O SINTEAL, através de sua assessoria jurídica, manifesta absoluto repúdio à decisão recentemente proferida pelo TCU, a qual não somente proíbe a subvinculação das verbas de precatórios relativos a diferenças de FUNDEF, como também impede qualquer acesso dos profissionais da educação a tais valores.
Embora respeitemos o entendimento, o TCU presta um enorme desserviço à sociedade brasileira, à medida que não reconhece que o sucesso do futuro da educação necessariamente passa pela valorização do magistério. Contrariando a lógica adotada pelos países mais avançados do mundo, o TCU exclui os profissionais como as principais ferramentas de evolução do sistema de ensino.
De qualquer forma, reafirmamos que a luta continuará, ainda mais intensa. Se temos mais de 50 liminares de bloqueio somente no Estado de Alagoas, é porque o direito é consistente.
O TCU, órgão de natureza administrativa, não tem o poder de se sobrepor às decisões do Poder Judiciário.
Portanto, vamos ingressar com todas as medidas possíveis para combater essa decisão insólita e repugnante.
Veja também
Últimas notícias

Bolsonaristas de Alagoas saem em defesa do ex-presidente após operação da PF

Eletricista é encontrado morto a tiros dentro de carro em Porto Real do Colégio

Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho

Programa de Teleterapia de Maceió atinge mais de 45 mil atendimentos

Queda de temperatura aumenta casos de otite em crianças, alerta especialista do Hospital Ib Gatto

PF acha na casa de Bolsonaro pen drive em banheiro, dólares e cópia de ação contra Moraes nos EUA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
