CGU reafirma Maceió entre as capitais mais transparentes do Brasil
O levantamento foi feito em cidades com mais de 50 mil habitantes
A Escala Brasil Transparente (EBT) apresentada, nessa quarta-feira (12), pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) manteve a cidade de Maceió, com nota 9.42, entre as capitais mais transparentes do país. De acordo com o levantamento da CGU, a capital alagoana conseguiu a maior pontuação no Estado, a segunda maior entre as capitais nordestinas e a sexta entre as capitais brasileiras. A CGU abriu prazo até 28 de dezembro para contestação da nota e Maceió deverá pedir correção, já que em alguns casos houve equívoco de avaliação.
O levantamento foi feito em cidades com mais de 50 mil habitantes e neste ano ampliou os critérios para incluir a transparência ativa, isto é, quando se publica a informação sem a necessidade de solicitação.
O secretário municipal de Controle Interno, Neander Teles, explicou que essa mudança fez com que Maceió perdesse 58 décimos, mas que vai buscar a reavaliação. “Se não chegarmos a 10, dado que nenhuma cidade ou Estado alcançou a nota máxima, vamos chegar perto, porque alguns itens não foram considerados”, afirmou.
Neander Teles considera a EBT uma referência importante para o aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência em Maceió. Neste ano, a Prefeitura modernizou o Portal da Transparência e implantou o Portal de Serviços e a Ouvidoria, e planeja novos mecanismos para ampliar o controle social da gestão. Em 2018, a Prefeitura de Maceió respondeu 535 solicitações de informação pelo Informa Maceió, que atende à Lei de Acesso à Informação. “Observamos, na escala apresentada agora, que o atendimento na transparência passiva manteve a qualidade atestada nas outras verificações e que mudanças apontadas neste relatório são pontos de melhoria a serem considerados no nosso portal. Vamos avançar”, complementa Neander Teles.
Veja também
Últimas notícias
Idosa de 82 anos fica ferida após receber tijoladas em Palmeira dos Índios
Filho embriagado agride irmão, quebra objetos e provoca briga familiar em Palmeira dos Índios
JHC lamenta morte de Edlúcio Donato e destaca legado na política de Maceió
Tragédia em Tabuba: menino de três anos morre após se afogar em piscina de residência
Alagoana vira enredo e emociona público ao ter história contada em desfile no Rio
PF faz operação para apurar suspeita de vazamento de dados de autoridades
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
