CGU reafirma Maceió entre as capitais mais transparentes do Brasil
O levantamento foi feito em cidades com mais de 50 mil habitantes
A Escala Brasil Transparente (EBT) apresentada, nessa quarta-feira (12), pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) manteve a cidade de Maceió, com nota 9.42, entre as capitais mais transparentes do país. De acordo com o levantamento da CGU, a capital alagoana conseguiu a maior pontuação no Estado, a segunda maior entre as capitais nordestinas e a sexta entre as capitais brasileiras. A CGU abriu prazo até 28 de dezembro para contestação da nota e Maceió deverá pedir correção, já que em alguns casos houve equívoco de avaliação.
O levantamento foi feito em cidades com mais de 50 mil habitantes e neste ano ampliou os critérios para incluir a transparência ativa, isto é, quando se publica a informação sem a necessidade de solicitação.
O secretário municipal de Controle Interno, Neander Teles, explicou que essa mudança fez com que Maceió perdesse 58 décimos, mas que vai buscar a reavaliação. “Se não chegarmos a 10, dado que nenhuma cidade ou Estado alcançou a nota máxima, vamos chegar perto, porque alguns itens não foram considerados”, afirmou.
Neander Teles considera a EBT uma referência importante para o aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência em Maceió. Neste ano, a Prefeitura modernizou o Portal da Transparência e implantou o Portal de Serviços e a Ouvidoria, e planeja novos mecanismos para ampliar o controle social da gestão. Em 2018, a Prefeitura de Maceió respondeu 535 solicitações de informação pelo Informa Maceió, que atende à Lei de Acesso à Informação. “Observamos, na escala apresentada agora, que o atendimento na transparência passiva manteve a qualidade atestada nas outras verificações e que mudanças apontadas neste relatório são pontos de melhoria a serem considerados no nosso portal. Vamos avançar”, complementa Neander Teles.
Veja também
Últimas notícias
Acidente entre dois veículos é registrado em cruzamento no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem é flagrado furtando planta em vaso na rua Estudante em Arapiraca
Caio Bebeto protocola PL que protege empresários de restrições por débito tributário
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
