Operação de combate ao esgoto clandestino começa nesta quarta (2)
Ação busca reduzir número de ligações de águas pluviais com a rede de esgoto

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Prefeitura de Maceió realizam, pela primeira vez, um programa integrado para coibir ligações clandestinas de esgoto conectadas às redes de águas pluviais do município; ligações clandestinas de águas pluviais às redes de esgoto; despejo de gordura diretamente na rede de esgoto e limpa fossa sendo colocado em locais indevidos.
Denominada “Rede Limpa”, a operação vai ter início nesta quarta-feira (2), às 9h30, na parte baixa da capital, nos bairros Jatiúca e Ponta Verde, contemplando num primeiro momento a Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) e as ruas Empresário Carlos da Silva Nogueira e Hamilton de Barros Soutinho, que direcionam as águas pluviais para uma galeria que deságua na praia, em frente ao edifício Pátmos.
A ação inédita vai reunir diversos setores da Casal e da Prefeitura de Maceió, entre eles, fiscalização, operacional, infraestrutura, ambiental e comunicação. O trabalho vai contar com aparato que compõe 16 profissionais de campo (técnicos e auxiliares), duas retroescavadeiras, duas caçambas e quatro caminhões de sucção e jateamento.
“Rede Limpa” é resultado de reuniões envolvendo a Casal, o Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compram) e as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Infraestrutura (Seminfra), que juntas farão vistorias em tubulações de esgoto da Companhia e em galerias de águas pluviais da prefeitura que deságuam na praia.
De acordo com o presidente da Casal, Clécio Falcão, a operação só trará benefícios à população. “Essa parceria demonstra o compromisso dos gestores estaduais e municipais com o saneamento da nossa cidade, que merece atenção e deve ser cuidado por todos”, reforçou.
Segundo o vice-presidente de Gestão Operacional da Companhia, Francisco Beltrão, é necessária a união de todas as entidades envolvidas no processo para que se encontre uma solução efetiva de combate à ligações irregulares de esgoto. “O ‘Rede Limpa’ será um programa permanente, que visa corrigir ligações irregulares nas redes de esgotamento sanitário e de águas pluviais, resultando em balneabilidade das nossas praias. Para isso, queremos contar com a parceria da população e dos veículos de comunicação, com campanhas educativas do uso consciente, responsável e racional das nossas redes de saneamento”, enfatizou.
Nessa primeira etapa, as equipes irão atuar nas redes da parte baixa de Maceió, iniciando na Bacia do edifício Pátmos e se estendendo aos locais considerados críticos e propensos a lançamentos de águas sujas nas praias da capital.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
