Operação de combate ao esgoto clandestino começa nesta quarta (2)
Ação busca reduzir número de ligações de águas pluviais com a rede de esgoto
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Prefeitura de Maceió realizam, pela primeira vez, um programa integrado para coibir ligações clandestinas de esgoto conectadas às redes de águas pluviais do município; ligações clandestinas de águas pluviais às redes de esgoto; despejo de gordura diretamente na rede de esgoto e limpa fossa sendo colocado em locais indevidos.
Denominada “Rede Limpa”, a operação vai ter início nesta quarta-feira (2), às 9h30, na parte baixa da capital, nos bairros Jatiúca e Ponta Verde, contemplando num primeiro momento a Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) e as ruas Empresário Carlos da Silva Nogueira e Hamilton de Barros Soutinho, que direcionam as águas pluviais para uma galeria que deságua na praia, em frente ao edifício Pátmos.
A ação inédita vai reunir diversos setores da Casal e da Prefeitura de Maceió, entre eles, fiscalização, operacional, infraestrutura, ambiental e comunicação. O trabalho vai contar com aparato que compõe 16 profissionais de campo (técnicos e auxiliares), duas retroescavadeiras, duas caçambas e quatro caminhões de sucção e jateamento.
“Rede Limpa” é resultado de reuniões envolvendo a Casal, o Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compram) e as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Infraestrutura (Seminfra), que juntas farão vistorias em tubulações de esgoto da Companhia e em galerias de águas pluviais da prefeitura que deságuam na praia.
De acordo com o presidente da Casal, Clécio Falcão, a operação só trará benefícios à população. “Essa parceria demonstra o compromisso dos gestores estaduais e municipais com o saneamento da nossa cidade, que merece atenção e deve ser cuidado por todos”, reforçou.
Segundo o vice-presidente de Gestão Operacional da Companhia, Francisco Beltrão, é necessária a união de todas as entidades envolvidas no processo para que se encontre uma solução efetiva de combate à ligações irregulares de esgoto. “O ‘Rede Limpa’ será um programa permanente, que visa corrigir ligações irregulares nas redes de esgotamento sanitário e de águas pluviais, resultando em balneabilidade das nossas praias. Para isso, queremos contar com a parceria da população e dos veículos de comunicação, com campanhas educativas do uso consciente, responsável e racional das nossas redes de saneamento”, enfatizou.
Nessa primeira etapa, as equipes irão atuar nas redes da parte baixa de Maceió, iniciando na Bacia do edifício Pátmos e se estendendo aos locais considerados críticos e propensos a lançamentos de águas sujas nas praias da capital.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
