TJ de Alagoas vai instalar centro de conciliação na cooperativa Sicredi
Objetivo é fazer com que os cooperados negociem suas dívidas com a instituição financeira, evitando a entrada de processos no Judiciário
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) vai instalar um centro de conciliação na cooperativa Sicredi, localizada no bairro Mangabeiras, em Maceió. O objetivo é fazer com que os cooperados possam negociar suas dívidas com a instituição financeira, evitando a entrada de processos no Judiciário.
O convênio entre TJAL e Sicredi foi firmado na manhã desta sexta-feira (11), na sede do Tribunal. De acordo com o presidente Tutmés Airan, a iniciativa é pioneira. “Esse convênio tem um ineditismo porque é a primeira vez que se monta um setor de mediação e conciliação dentro de uma estrutura bancária. Em vez de a cooperativa entrar com um processo para cobrar judicialmente a dívida, ela vai chamar o devedor e tentar encontrar com ele uma solução para o problema”, explicou.
Ainda segundo o desembargador, o Judiciário de Alagoas está aberto para outras instituições financeiras que desejarem instalar um centro de conciliação em suas unidades. “Qualquer banco que quiser fazer algo semelhante pode nos procurar. A conciliação é certamente muito mais rápida do que a solução típica tradicional onde o juiz sentencia”, destacou.
A expectativa é que o centro de conciliação comece a funcionar ainda neste mês. Na avaliação do diretor institucional do Sicredi Alagoas, Maurílio Ferraz, o convênio deve trazer resultados positivos para o Judiciário e para a cooperativa, que conta com 16 mil clientes. “Temos hoje 700 processos de cobrança ajuizados. A ideia é reduzir para 10% disso com o trabalho de conciliação. Quanto menos processos, melhor para todo mundo”, disse.
Maurílio Ferraz destacou ainda os benefícios para os cooperados que se encontram endividados. “Quando são chamados para conciliar, eles acabam livres de custas judiciais, dos honorários advocatícios e de mais juros”.
Segundo o juiz José Miranda Santos Júnior, coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o objetivo do TJAL é criar vários centros de conciliação pré-processual no Estado. “Essa iniciativa tem uma relevância social grande e contribui para desafogar o Judiciário”.
Veja também
Últimas notícias
Bombeiro militar é preso condenado por estuprar afilhada de dez anos no Sertão de AL
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
