Cerest: fiscalizações garantem saúde do trabalhador
As inspeções foram realizadas em lojas magazines, empresas de engenharia, academias, hotéis, cemitérios, hospitais, faculdades, entre outros empreendimentos.
Visando difundir conhecimento sobre a saúde do trabalhador e fiscalizar as condições de trabalho, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou diversas ações ao longo de 2018, como a emissão de pareceres, inspeções em estabelecimentos e palestras educativas. A Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador (CTPSST) foi responsável por estas atividades.
As inspeções foram realizadas em lojas magazines, empresas de engenharia, academias, fábrica de fertilizantes, hotéis, cemitérios, hospitais, faculdades, entre outros empreendimentos. As ações atendem a uma solicitação do Ministério Público do Trabalho e Emprego, da Cerest Estadual e da Vigilância Sanitária, que, como retorno, emitiram os pareceres técnicos sobre as condições de saúde e segurança do trabalho desses locais, averiguando sempre se há cumprimento ou não das Normas Regulamentadoras (NR) de segurança e medicina do trabalho.
Durante todo o ano de 2018, foram realizadas 188 inspeções, 235 pareceres foram emitidos e 24 palestras educativas, que tem o objetivo de difundir conhecimentos sobre saúde do trabalhador.
A equipe da Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador (CTPSST) é composta por engenheiro do trabalho, médico do trabalho, enfermeira do trabalho, psicóloga, técnica de enfermagem, fisioterapeuta e técnico de segurança do trabalho.
Importância das ações
As ações desenvolvidas pelo Cerest buscam informar aos trabalhadores e empregadores sobre a importância da prevenção, evitando os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Em contrapartida, a obrigação dos trabalhadores é seguir as normas e dos empregadores é ofertar medidas de proteção aos trabalhadores.
O órgão tem importância fundamental nas inspeções em ambientes de trabalho visando a proteção de trabalhadores e trabalhadoras.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
