Cerest: fiscalizações garantem saúde do trabalhador
As inspeções foram realizadas em lojas magazines, empresas de engenharia, academias, hotéis, cemitérios, hospitais, faculdades, entre outros empreendimentos.
Visando difundir conhecimento sobre a saúde do trabalhador e fiscalizar as condições de trabalho, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou diversas ações ao longo de 2018, como a emissão de pareceres, inspeções em estabelecimentos e palestras educativas. A Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador (CTPSST) foi responsável por estas atividades.
As inspeções foram realizadas em lojas magazines, empresas de engenharia, academias, fábrica de fertilizantes, hotéis, cemitérios, hospitais, faculdades, entre outros empreendimentos. As ações atendem a uma solicitação do Ministério Público do Trabalho e Emprego, da Cerest Estadual e da Vigilância Sanitária, que, como retorno, emitiram os pareceres técnicos sobre as condições de saúde e segurança do trabalho desses locais, averiguando sempre se há cumprimento ou não das Normas Regulamentadoras (NR) de segurança e medicina do trabalho.
Durante todo o ano de 2018, foram realizadas 188 inspeções, 235 pareceres foram emitidos e 24 palestras educativas, que tem o objetivo de difundir conhecimentos sobre saúde do trabalhador.
A equipe da Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador (CTPSST) é composta por engenheiro do trabalho, médico do trabalho, enfermeira do trabalho, psicóloga, técnica de enfermagem, fisioterapeuta e técnico de segurança do trabalho.
Importância das ações
As ações desenvolvidas pelo Cerest buscam informar aos trabalhadores e empregadores sobre a importância da prevenção, evitando os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Em contrapartida, a obrigação dos trabalhadores é seguir as normas e dos empregadores é ofertar medidas de proteção aos trabalhadores.
O órgão tem importância fundamental nas inspeções em ambientes de trabalho visando a proteção de trabalhadores e trabalhadoras.
Veja também
Últimas notícias
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
