Cerest: fiscalizações garantem saúde do trabalhador
As inspeções foram realizadas em lojas magazines, empresas de engenharia, academias, hotéis, cemitérios, hospitais, faculdades, entre outros empreendimentos.

Visando difundir conhecimento sobre a saúde do trabalhador e fiscalizar as condições de trabalho, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou diversas ações ao longo de 2018, como a emissão de pareceres, inspeções em estabelecimentos e palestras educativas. A Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador (CTPSST) foi responsável por estas atividades.
As inspeções foram realizadas em lojas magazines, empresas de engenharia, academias, fábrica de fertilizantes, hotéis, cemitérios, hospitais, faculdades, entre outros empreendimentos. As ações atendem a uma solicitação do Ministério Público do Trabalho e Emprego, da Cerest Estadual e da Vigilância Sanitária, que, como retorno, emitiram os pareceres técnicos sobre as condições de saúde e segurança do trabalho desses locais, averiguando sempre se há cumprimento ou não das Normas Regulamentadoras (NR) de segurança e medicina do trabalho.
Durante todo o ano de 2018, foram realizadas 188 inspeções, 235 pareceres foram emitidos e 24 palestras educativas, que tem o objetivo de difundir conhecimentos sobre saúde do trabalhador.
A equipe da Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador (CTPSST) é composta por engenheiro do trabalho, médico do trabalho, enfermeira do trabalho, psicóloga, técnica de enfermagem, fisioterapeuta e técnico de segurança do trabalho.
Importância das ações
As ações desenvolvidas pelo Cerest buscam informar aos trabalhadores e empregadores sobre a importância da prevenção, evitando os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Em contrapartida, a obrigação dos trabalhadores é seguir as normas e dos empregadores é ofertar medidas de proteção aos trabalhadores.
O órgão tem importância fundamental nas inspeções em ambientes de trabalho visando a proteção de trabalhadores e trabalhadoras.
Veja também
Últimas notícias

Delmiro: Dois suspeitos da morte do jovem conhecido como “Bebê”, se entregam à polícia

Plano de Mobilidade realiza pesquisas nas rodovias estaduais em Arapiraca

Jovem de 19 anos é preso por agredir e ameaçar ex-companheira no Sertão de Alagoas

Pergunta sobre 'dente escuro' levanta dúvidas se corpo encontrado em fossa é de Ana Beatriz

STF forma maioria para tornar réus mais sete por trama golpista

Secretário de Cultura de Delmiro Gouveia desmente boatos sobre presença de Wesley Safadão em evento festivo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
