Cerest: fiscalizações garantem saúde do trabalhador
As inspeções foram realizadas em lojas magazines, empresas de engenharia, academias, hotéis, cemitérios, hospitais, faculdades, entre outros empreendimentos.
Visando difundir conhecimento sobre a saúde do trabalhador e fiscalizar as condições de trabalho, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou diversas ações ao longo de 2018, como a emissão de pareceres, inspeções em estabelecimentos e palestras educativas. A Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador (CTPSST) foi responsável por estas atividades.
As inspeções foram realizadas em lojas magazines, empresas de engenharia, academias, fábrica de fertilizantes, hotéis, cemitérios, hospitais, faculdades, entre outros empreendimentos. As ações atendem a uma solicitação do Ministério Público do Trabalho e Emprego, da Cerest Estadual e da Vigilância Sanitária, que, como retorno, emitiram os pareceres técnicos sobre as condições de saúde e segurança do trabalho desses locais, averiguando sempre se há cumprimento ou não das Normas Regulamentadoras (NR) de segurança e medicina do trabalho.
Durante todo o ano de 2018, foram realizadas 188 inspeções, 235 pareceres foram emitidos e 24 palestras educativas, que tem o objetivo de difundir conhecimentos sobre saúde do trabalhador.
A equipe da Coordenação Técnica de Proteção, Segurança e Saúde do Trabalhador (CTPSST) é composta por engenheiro do trabalho, médico do trabalho, enfermeira do trabalho, psicóloga, técnica de enfermagem, fisioterapeuta e técnico de segurança do trabalho.
Importância das ações
As ações desenvolvidas pelo Cerest buscam informar aos trabalhadores e empregadores sobre a importância da prevenção, evitando os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Em contrapartida, a obrigação dos trabalhadores é seguir as normas e dos empregadores é ofertar medidas de proteção aos trabalhadores.
O órgão tem importância fundamental nas inspeções em ambientes de trabalho visando a proteção de trabalhadores e trabalhadoras.
Veja também
Últimas notícias
França: 11 suspeitos são presos de morte de militante de ultradireita
Deputados retomam trabalho na Assembleia Legislativa com foco nas urnas
Arapiraquense necessita de doações de sangue para conseguir passar por cirurgia cardíaca em Maceió
Presidente do Solidariedade entra na briga por cadeira na Câmara Federal
Vereador articula sessão para debater Plano Diretor e conter avanço imobiliário em Maceió
Urbanização do Renasce Salgadinho entra na reta final de serviços
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
