MPC solicita informações sobre vistoria técnica realizada na Ponte do Roteiro
MP de Contas abriu Procedimento Ordinário para acompanhar e fiscalizar as ações de recuperação da estrutura física da ponte

Diante das notícias que circularam recentemente na imprensa, bem como nas redes sociais, sobre a má conservação da chamada Ponte de Roteiro – trecho da rodovia AL-101 Sul que atravessa a Lagoa do Roteiro e facilita o acesso aos municípios do litoral sul alagoano -, e o aparente risco que ela traz à população, o Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), por meio da sua 2ª Procuradoria de Contas, abriu Procedimento Ordinário (PO) para companhar e fiscalizar a situação.
Como primeira medida, expediu ofício ao Diretor Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), Helder Gazzaneo, solicitando cópia do relatório da vistoria técnica realizada na ponte acerca das condições atuais da estrutura física, e todos os demais documentos relacionados à matéria, e ainda, que esclareça quais ações estão sendo adotadas para resolução dos problemas identificados.
Nas imagens divulgadas recentemente, é possível constatar que os pilares de sustentação da ponte apresentam rachaduras e estão com as ferragens internas expostas. Nas reportagens, foram entrevistados tanto o Diretor Presidente, quanto o Superintendente de Obras do DER/AL, que declaram que a estrutura passou por vistoria recente e que o correspondente relatório técnico já foi concluído, com perspectiva de que as obras comecem num prazo de trinta dias. Foi dito, ainda, que o procedimento foi enviado com urgência para a Procuradoria Geral do Estado, a fim de viabilizar o início dos trabalhos.
“As notícias abordam potenciais falhas na manutenção do patrimônio público, com eventuais riscos à população, o que justifica a atuação de ofício por parte do Ministério Público de Contas, tornando assim imprescindível, a deflagração de procedimento administrativo que vise fiscalizar o atual estado de conservação da ponte, com o acompanhamento das medidas que estiverem sendo adotadas para a resolução do problema”, ressaltou Pedro Barbosa.
Segundo o Procurador, a preocupação inicial é saber se o estado atual da estrutura física da Ponte de Roteiro pode trazer algum tipo de risco à população, uma vez que em entrevista à imprensa, representantes do DER/AL disseram não haver risco, porém, ao mesmo tempo, encaminharam à PGE procedimento de recuperação dessa mesma estrutura com pedido de urgência. “Precisamos conhecer a real situação para esclarecer os fatos a todos”, enfatizou.
Todos os documentos e informações solicitadas ao DER/AL devem ser protocolados diretamente no MPC/AL, no prazo de cinco dias úteis.
Veja também
Últimas notícias

Foragido de alta periculosidade é morto em operação policial no Sertão de Alagoas

Jovem morre baleado em Maragogi

Deputado Daniel propõe reconhecimento do canto das destaladeiras como patrimônio cultural

Mulher que viralizou em live com cantor evangélico se pronuncia após sucesso na internet

Homem é flagrado com facão enquanto bebia em bar no Centro de Piaçabuçu
Empresário é preso em Arapiraca durante operação da PF que investiga fraude milionária e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
