Pescadores levam ao MPF denúncias sobre as obras de dragagem do Porto de Maceió
Ainda neste mês de fevereiro, técnicos do MPF realizarão vistoria na área da Lama Grande para analisar denúncias de degradação ambiental em pesqueiro de camarões
O Ministério Público Federal (MPF) recebeu na tarde desta quinta-feira (7), representantes da Federação de Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal), acompanhados de advogado, para tratar do impacto ambiental das obras da dragagem do Porto de Maceió na pesca de camarões, na localidade chamada Lama Grande, em Maceió (AL).
Recebidos pela procuradora da República Raquel Teixeira, titular do ofício do meio ambiente, os pescadores reafirmaram as denúncias sendo investigadas pelo MPF e apresentaram informações que serão juntadas ao procedimento preparatório n. 1.11.000.000039/2018-25, instaurado para apurar o licenciamento ambiental para dragagem do porto.
Segundo os pescadores, o local do “bota-fora” da dragagem é o maior pesqueiro de camarões da capital e teria sido impactado diretamente pelas obras do porto, em face da deposição do material dragado. Os pescadores relataram, ainda, dificuldades para manter o próprio sustento, após a contaminação por lixo da área de pesca do camarão, uma vez que hoje seria possível a pesca de apenas 2kg de camarão por dia.
Na reunião, a procuradora explicou que já solicitou perícia técnica do MPF e que estes técnicos, vindos de Brasília, devem iniciar os estudos e análises ainda neste mês de fevereiro, inclusive com vistoria in loco.
Raquel Teixeira informou que a nota técnica expedida pelo Ibama, no sentido de que não houve a devida análise das alternativas locacionais para a deposição do material dragado, bem como a resposta do IMA/AL que conclui pela regularidade ambiental da dragagem, e todos os documentos juntados pelos órgãos ambientais, também serão analisadas pela perícia técnica do MPF, para instruir a investigação.
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
