Moradores do bairro Pinheiro apresentam demandas em reunião no TJAL
Presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan, conduziu reunião com membros do movimento SOS Pinheiro e o prefeito Rui Palmeira
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan de Albuquerque, se reuniu na manhã desta quinta-feira (14), com o prefeito Rui Palmeira e membros do movimento SOS Pinheiro, para discutir soluções que amenizem a situação dos moradores do bairro.
O desembargador Tutmés Airan destacou que a ausência de um diagnóstico dá margens para especulações que angustiam os moradores, e colocou o Judiciário à disposição dos moradores e da Prefeitura. Na ocasião, o presidente concordou com as demandas do movimento sobre melhorar a comunicação e ajudar com o serviço psicossocial.
Além de demandas relacionadas ao atendimento e comunicação com as autoridades, os moradores pediram celeridade à Prefeitura. Uma das propostas é a presença maior de especialistas, que segundo o prefeito, já está sendo providenciada com a transferência da Defesa Civil para o bairro e a instalação de um gabinete de risco.
O membro do SOS Pinheiro Geraldo Vasconcelos de Castro ressaltou que o gesto simbólico de autoridades visitarem o bairro tranquilizaria os moradores. Geraldo explica que a proximidade mostra à população que iniciativas estão sendo tomadas, e diminui o pânico causado por informações não oficiais.
“Pedimos também imediatamente uma solução para a questão da comunicação. Desde novembro que o movimento SOS pede um especialista em comunicação de risco, para que não cause pânico na população toda vez que se dê uma notícia”, explicou.
Para Rui Palmeira, a reunião foi produtiva e serviu para dirimir dúvidas. “Os moradores fizeram cobranças, a maioria era justa, e a Prefeitura vai buscar atendê-las o mais rápido possível. Estamos buscando soluções, técnicos, e recursos com o Governo Federal desde o ano passado, e buscaremos, claro, sanar os problemas que foram apresentados aqui no dia de hoje”.
Tutmés Airan informou que o TJ vai lançar, no bairro do Pinheiro, um programa de regularização de posse de imóveis, em parceria com a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg).
“As pessoas precisam regularizar a posse de seus imóveis para ter acesso aos socorros que estão vindo da União. É um somatório de esforços nesse momento para melhorar a vida dessas pessoas que passam por um momento muito difícil”, disse o desembargador.
Os moradores do bairro do Pinheiro também apresentaram propostas para um callcenter, parcerias para intensificar o policiamento no bairro, e outros auxílios para moradores que não têm condições de arcar com todas as despesas das mudanças. O prefeito Rui Palmeira solicitou que todos os pedidos sejam compilados em um documento.
Veja também
Últimas notícias
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
