Especialista em Segurança Pública afirma que AL virou o jogo contra a violência
Para ele, Estado vem reduzindo significativamente os índices por meio de políticas públicas eficientes

Diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, o advogado Alberto Kopittke foi um dos palestrantes do “Seminário Alagoas: Caminhos para o Futuro”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro (RJ), na sexta-feira (15). Especialista em Segurança Pública, ele afirmou que Alagoas vem conseguindo “virar o jogo contra a violência”, reduzindo significativamente os índices por meio de políticas públicas eficientes.
“Alagoas, durante muitos anos, foi o campeão de homicídios do país e hoje já ocupa o 15° lugar com uma redução muito significativa, ocorrida nos últimos quatro anos, de mais de 30% nos homicídios, o que coloca o Estado hoje ao lado das melhores experiências do país no campo da Segurança Pública”, afirmou Alberto Kopittke.
De acordo com ele, essa guinada acontece por meio do trabalho de gestão por resultados sob a liderança do governador Renan Filho. Alberto Kopittke destacou a efetividade de programas implementados como o Ronda no Bairro, o Força Tarefa e os Centros Integrados de Segurança Pública (CISPS), que atuam diretamente na redução dos índices de violência no Estado.
“Esses programas já são consequência do melhor planejamento e do uso dos efetivos policiais, que passam por uma fase de maior proximidade com as comunidades e de integração entre as polícias Civil e Militar, inclusive nas cidades do interior. Então, essa melhoria de gestão do Governo se reflete lá na ponta para o cidadão”, analisou.
Para ele, o caminho é aprofundar esse modelo de gestão, sobretudo a melhoria do sistema prisional. “As indicações mostram que Alagoas segue num outro sentido, reduz violência e desarma essa bomba-relógio, que é o sistema prisional”, destacou o especialista.
O “Seminário Alagoas: Caminhos para o Futuro” foi realizado na sede da FGV, em Botafogo, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do governador Renan Filho, de secretários estaduais e especialistas, que abordaram questões relacionadas à Saúde, Educação, Desenvolvimento Socioeconômico, Segurança Pública e Direitos Humanos. Durante o evento foi traçado um panorama dos programas, projetos, ações e principais resultados verificados no Estado.
Veja também
Últimas notícias

Deputada Cibele Moura visita ONG com Leopoldina Amorim, ex-prefeita de Maribondo

Mulher é encontrada morta dentro de carro em Igaci; homem que estava com ela está internado

Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

Identificado piloto australiano que morreu em queda de avião com cocaína em Coruripe

Polícia Militar apreende arma de fogo e mais de 6Kg de drogas em ocorrências na capital e interior

Chuva de granizo interrompe show em BH e causa prejuízo de mais de R$ 20 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
