Especialista em Segurança Pública afirma que AL virou o jogo contra a violência
Para ele, Estado vem reduzindo significativamente os índices por meio de políticas públicas eficientes
Diretor-executivo do Instituto Cidade Segura, o advogado Alberto Kopittke foi um dos palestrantes do “Seminário Alagoas: Caminhos para o Futuro”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro (RJ), na sexta-feira (15). Especialista em Segurança Pública, ele afirmou que Alagoas vem conseguindo “virar o jogo contra a violência”, reduzindo significativamente os índices por meio de políticas públicas eficientes.
“Alagoas, durante muitos anos, foi o campeão de homicídios do país e hoje já ocupa o 15° lugar com uma redução muito significativa, ocorrida nos últimos quatro anos, de mais de 30% nos homicídios, o que coloca o Estado hoje ao lado das melhores experiências do país no campo da Segurança Pública”, afirmou Alberto Kopittke.
De acordo com ele, essa guinada acontece por meio do trabalho de gestão por resultados sob a liderança do governador Renan Filho. Alberto Kopittke destacou a efetividade de programas implementados como o Ronda no Bairro, o Força Tarefa e os Centros Integrados de Segurança Pública (CISPS), que atuam diretamente na redução dos índices de violência no Estado.
“Esses programas já são consequência do melhor planejamento e do uso dos efetivos policiais, que passam por uma fase de maior proximidade com as comunidades e de integração entre as polícias Civil e Militar, inclusive nas cidades do interior. Então, essa melhoria de gestão do Governo se reflete lá na ponta para o cidadão”, analisou.
Para ele, o caminho é aprofundar esse modelo de gestão, sobretudo a melhoria do sistema prisional. “As indicações mostram que Alagoas segue num outro sentido, reduz violência e desarma essa bomba-relógio, que é o sistema prisional”, destacou o especialista.
O “Seminário Alagoas: Caminhos para o Futuro” foi realizado na sede da FGV, em Botafogo, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do governador Renan Filho, de secretários estaduais e especialistas, que abordaram questões relacionadas à Saúde, Educação, Desenvolvimento Socioeconômico, Segurança Pública e Direitos Humanos. Durante o evento foi traçado um panorama dos programas, projetos, ações e principais resultados verificados no Estado.
Veja também
Últimas notícias
Criminosos morrem em troca de tiros com a polícia durante operação de combate ao tráfico de drogas
Homem é morto a tiros no bairro Primavera, em Arapiraca
Ex-presidiário tenta cometer roubo em Maceió e é detido e linchado na Jatiúca
Foragido da Justiça por violência doméstica é preso em Maceió
Homem é encontrado morto em via pública no Residencial Vale do Perucaba, em Arapiraca
Bando armado invade casa e deixa homem baleado em grota do Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
