HE do Agreste lança fluxograma para acolhimento a vítimas de violência sexual
Com o novo fluxograma, as vítimas serão acolhidas em sala apropriada, com a garantia de sigilo
Para qualificar ainda mais o protocolo e ampliar o serviço de acolhimento às vítimas de violência sexual, o Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, está lançando um novo fluxograma de atendimento para pacientes e acompanhantes.
Por meio do seu Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em conjunto com todas as coordenações do serviço de assistência, o novo Fluxograma Interno de Atendimento ao Usuário Vítima de Violência Sexual foi baseado no acolhimento e na escuta qualificada, segundo revela a coordenadora do grupo, a assistente social Andréia Lira.
Ela adianta que o novo procedimento é fruto das reuniões e treinamento em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para implantação do pontop de apoio da Rede de Assistência às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS).
Andréia Lira acrescenta que a iniciativa tem apoio total da gerente-geral do HE do Agreste, médica Regiluce Santos, e de toda a equipe do hospital. “Com o novo fluxograma, as vítimas serão acolhidas em sala apropriada, com a garantia de sigilo, respeito ao ser no momento de dor e sua privacidade”, explica a coordenadora.
Ainda de acordo com Andréia Lira, com o novo procedimento, o paciente desse tipo de violência não mais ficará circulando pelos setores do hospital. “Os profissionais é que irão ao encontro do paciente, como é preconizado pelas portarias ministeriais. A partir do atendimento de emergência, a equipe fará o encaminhamento do paciente para a rede de assistência, a fim de dar continuidade ao tratamento”, completou.
Com a implantação da Rede de Assistência às Vítimas de Violência Sexual, o trabalho está passando por um reordenamento em todos os níveis nas unidades de saúde ligadas à Sesau, como a Maternidade Santa Mônica, Hospital Geral do Estadoi (HGE), HE do Agreste, em Arapiraca, e Hospital IB Gatto, em Rio Largo.
“Agradecemos muito o apoio da coordenadora da rede, a psicóloga Camile Vanderley e equipe. Essa parceria é fundamental nessa reformulação do atendimento aqui em nosso hospital”, declarou Andréia Lira.
Veja também
Últimas notícias
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
