?Posse Legal no Pinheiro atende mais de 350 pessoas na primeira semana
Últimos moradores da área vermelha serão atendidos após o Carnaval
O programa Posse Legal terminou a primeira semana com mais de 350 pessoas atendidas no bairro do Pinheiro, na Capital. Os últimos moradores da área vermelha serão atendidos após o Carnaval, na quinta (7) e sexta-feira (8).
Para o coordenador do programa, juiz Carlos Cavalcanti, o resultado da primeira semana foi positivo. “Os moradores compareceram ao ponto de apoio do Judiciário para regularizar a situação de seus imóveis e tirar dúvidas”, disse.
Ainda segundo o magistrado, na semana de 11 a 15 de março, a equipe do programa vai se dedicar à checagem dos dados colhidos. A previsão é que os moradores com imóveis na área laranja comecem a ser atendidos a partir do dia 18.
De acordo com o presidente da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), Rainey Marinho, 102 requerimentos de moradores da área vermelha foram cadastrados. “Vamos agora partir para buscar informações mais detalhadas, visitando essas casas, conversando com seus vizinhos, os Conselhos de Engenharia e Agronomia de Alagoas e de Arquitetura e Urbanismo vão começar a atuar agora para fazer o croqui dessas casas”, explicou.
Rainey salienta que, apenas os que realmente têm a posse do imóvel receberão a declaração. “As pessoas que tentam se aproveitar da boa-fé das outras têm que ter um cuidado muito grande. Elas estão vindo aqui, diante de um cartório, de um delegatário público e têm que ter cuidado porque vão assinar uma declaração dizendo que não são locatárias, que realmente têm a posse do imóvel”.
O servidor público André Vieira mora há 42 anos no bairro, e teve a casa afetada após os tremores ocorridos no Pinheiro. Apareceram fissuras no teto, rachaduras nas paredes e no piso, além de um afundamento e rachaduras na laje na casa da irmã, próxima a dele. O servidor foi até o ponto de atendimento para tentar conseguir o aluguel social e sair da casa.
Para André, o Posse Legal incentiva os moradores do bairro a regularizarem a posse de seus imóveis com menos burocracia. “Com esse projeto, a gente tem a possibilidade de correr atrás dos direitos em relação ao que está acontecendo hoje no Pinheiro”.
O atendimento dos moradores é feito na Igreja Batista do bairro, na rua Miguel Palmeira, nº 1.300, das 8h às 13h. O Posse Legal é uma parceria entre Tribunal de Justiça, Anoreg/AL e Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg).
Veja também
Últimas notícias
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
