Brasil

Presidente da Vale é demitido pelo conselho da companhia

Conselheiros atenderam recomendação que visa evitar que Schvartsman seja preso

Por O Tempo e 7SEgundos 02/03/2019 16h04
Presidente da Vale é demitido pelo conselho da companhia
Demissão evitou que presidente da Vale fosse preso durante investigações de crime ambiental em Brumadinho - Foto: Revista Exame

O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, foi demitido na tarde deste sábado (02) pelo Conselho da companhia . A decisão atende a recomendação conjunta feita pelo Ministério Público Federal, Ministério Público de Minas Gerais e Polícia Federal e está relacionada com o desastre ocorrido em Brumadinho em janeiro deste ano.

O desempenho de Schvartsman à frente da companhia era elogiado pelos conselheiros da Vale, que passou a render números muito bons desde que assumiu a presidência. Mas desde o rompimento da barragem de Brumadinho, o nome dele perdeu credibilidade.

De acordo com a recomendação conjunta, o afastamento do presidente e de outros cinco diretores da Vale tem o objetivo de evitar que eles ocultem provas ou que combinem versões sobre o rompimento da barragem. O documento afirmava ainda que, se o grupo não fosse afastado, a investigação feita por esses órgãos passaria a avaliar a prisão de Schvartsman e dos demais.