Serviços

Projeto beneficia mulheres da Casa de Passagem Familiar

O lugar oferece acolhimento a famílias em situação de rua em Maceió

Por Ascom Semas 08/03/2019 18h06
Projeto beneficia mulheres da Casa de Passagem Familiar
Projeto realizará atividades nas áreas de cidadania, beleza e geração de renda. - Foto: Ascom Semas

No Mês da Mulher, usuárias assistidas pela Casa de Passagem Familiar participarão do Projeto Beleza Encoberta. A ação, que acontecerá durante todo o mês de março na unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que atende famílias em situação de rua, tem o objetivo de discutir a construção social do papel da mulher e valorização da mulher em situação de rua na sociedade.

Segundo a assistente social da Casa de Passagem Familiar, Roseane Farias, serão realizadas rodas de conversas que abordarão aspectos de cidadania, autoestima, combate ao preconceito e à violência. “Vemos na sociedade a questão do preconceito, violência, violação de direitos e da não valorização da mulher. E para as mulheres que vivem em situação de rua, isso acaba sendo maximizado pela própria condição social que é imposta a elas. Queremos que aprendam quais direitos elas têm, que papel podem ter na sociedade, como lutar contras as violências e violações que a sociedade impõe a essa mulher, a questão da autoestima, da autoimagem e do feminino e discutir os aspectos sociais e da sua identidade quanto mulher”, destacou.

Além das rodas de conversas, acontecerão oficinas de geração de renda, com um curso de montagem de bijuterias e oficinas de maquiagem e cabelo, incluindo uma sessão fotográfica para as mulheres e seus familiares.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, esse projeto é mais um excelente trabalho desenvolvido pela equipe da Casa de Passagem Familiar. “Nossas usuárias merecem ser homenageadas e lembradas nesse mês tão especial, em que é comemorado o dia Internacional da Mulher, com lições de cidadania, que as deixarão cientes dos seus direitos, e com oficinas que só aumentará a autoestima e autonomia delas”, disse.

Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, as usuárias da Casa de Passagem Familiar foram presenteadas com um kit de maquiagem, que será utilizado durante a oficina. As servidoras e usuárias da unidade também receberam uma mensagem impressa, homenageando-as por esse dia especial.

Daniela Jordana, de 18 anos, contou está muito empolgada em participar do projeto Beleza Encoberta. “Achei maravilhosas as maquiagens que ganhei. Quero muito participar de todas as oficinas e aprender sobre coisas que eu não sei. Acho que vou gostar muito de fazer a oficina de maquiagem”, afirmou a usuária da Casa de Passagem Familiar.

Casa de Passagem Familiar

A Casa de Passagem Familiar acolhe famílias em situação de rua no município de Maceió, prioritariamente grupos familiares com a presença de gestante e com crianças. O espaço funciona na Ladeira Rosalvo Ribeiro, 87, Centro (antiga ladeira da Catedral), e conta com 10 quartos para alojamento das famílias, além de estrutura de banheiro, sala de atividades, cozinha, refeitório e lavanderia.

Na Casa de Passagem, a família em situação de rua é acolhida e passa por uma triagem, onde são repassadas todas as normas e regras da Casa. Em seguida, ela passa pelo processo de escuta, realizada por uma equipe técnica composta por assistente social e psicóloga, que vai ouvir as demandas daquela família e, a partir daí, começam a ser dadas as diretrizes para acompanhamento do resgate do projeto de vida delas.